TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ECONOMIA E MERCADO

Por:   •  13/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

Descreva abaixo seu trabalho acadêmico.

Bons estudos!

QUESTÕES

  1. O Brasil passou por um período diferente, assim como os anos 1970, entre os anos 2005 e 2007 os índices de crescimento do PIB foram elevados, porém houve uma reversão nesse quadro. Analise o período e os motivos dessa recessão.

De 2003 a 2007, o superávit em transações correntes e as entradas de capitais permitiram a formação de reservas internacionais, que acabaram por alcançar montante superior ao da dívida pública externa brasileira. A expansão das reservas internacionais foi fundamental para reduzir os constrangimentos impostos pelo balanço de pagamentos ao crescimento da economia brasileira. Vale ressaltar que, ao longo da década de 1980, no bojo da crise da dívida latino-americana, as restrições de financiamento externo e a ausência de divisas internacionais foram fundamentais para a interrupção do crescimento brasileiro. No entanto, a ocorrência da crise de 2008 e a reversão do saldo em transações correntes, apesar de ter impactado na economia brasileira, não implicaram uma restrição de crescimento imposta pela via do balanço de pagamentos.

  1. A atual política cambial brasileira, definida nos anos de 2000, segue a máxima do “exportar ou morrer”. Com base nessa afirmação, pesquise a taxa de câmbio brasileiro nos últimos cinco anos e apresente como essa tem influenciado tanto na exportação como importação.

É importante mencionar que o setor de metais e minerais demonstrou ser o mais impactado pelo conjunto de todas as variáveis explicativas, onde a variável representativa da incerteza cambial e do efeito (third country) foram as que revelaram os coeficientes de maior magnitude, principalmente, para a estimação pelo método dos MQO com efeitos fixos. Nesse sentido, uma elevação de 10% na volatilidade cambial entre os demais parceiros (efeito third countrypode indicar uma redução de 9,4% nas importações brasileiras desse setor, segundo a estimativa do coeficiente pelo método MQO com efeitos fixos. Já em relação à instabilidade cambial, um aumento de 10% na volatilidade da taxa de câmbio bilateral real entre o Brasil e seus parceiros pode gerar uma redução de 10,2% nas importações provenientes dos sete países considerados, segundo a estimativa do coeficiente  pelo método MQO com efeitos fixos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (67.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com