TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO ERGONÔMICO

Projeto de pesquisa: TRABALHO ERGONÔMICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.256 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

TRABALHO DE ERGONOMIA

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi desenvolvido em cima de um posto de trabalho pertencente a uma empresa do ramo moveleiro de Bento Gonçalves. Tal atividade laboral é exercida por dois funcionários da empresa em turnos separados, visto que a atividade analisada basicamente resume as atividades de tal setor.

APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO

O local de trabalho escolhido foi dentro da área industrial da empresa, mais precisamente no setor de furação, setor este caracterizado pelo recebimento de diferentes dimensões de chapas de madeira reconstituída (basicamente MDF e MDP).

O fluxo de produção da empresa contempla de forma resumida as operações de corte, pintura, furação, acabamento, embalagem e expedição. Sendo o setor de furação alvo de análise do trabalho.

A atividade se inicia na leitura das ordens de produção do dia. Feito isto, os diferentes lotes vão sendo abastecidos na mesa de acordo com as diferentes regulagens da máquina. O operador em análise precisa receber as peças no final da mesa, analisar o acabamento e após isso montar as diferentes pilhas de peças nas quais serão destinadas aos demais setores.

Todo o fluxo de peças no interior da fábrica é feito via esteiras fixadas no piso, o operador após montar as diferentes pilhas de peças devem identificar as mesmas com o “cartão pilha” que nada mais é um documento rastreador das diferentes pilhas montadas para que as mesmas circulem pela fábrica de acordo com as diferentes ordens de produção.

A análise das atividades foi realizada através de observação no local de trabalho escolhido, com o objetivo de identificar o trabalho realizado no posto de trabalho, bem como identificar fatores de risco ocupacionais.

MÉTODO OWAS

O método de análise consiste na observação das posturas, as quais serão classificadas segundo suas posições, resultando em uma codificação de seis dígitos. O primeiro, segundo, terceiro e quarto dígitos indicam as posições do dorso, braços, pernas e o fator força, respectivamente. Os dois últimos dígitos são reservados para a classificação da fase de trabalho.

METODOLOGIA DE ANÁLISE

Analisou-se a função desempenhada pelo operário responsável pela tarefa de recebimento das chapas furadas e empilhamento das mesmas. A partir da aplicação do Método OWAS, obteve-se os resultados.

Codificação OWAS

TABELA A - Inicio do empilhamento

Dígitos (OWAS)

Dorso Braços Pernas Força

4 1 3 1

TABELA B - Meio do empilhamento

Dígitos (OWAS)

Dorso Braços Pernas Força

3 1 3 1

TABELA C - Fim do empilhamento

Dígitos (OWAS)

Dorso Braços Pernas Força

3 3 3 1

As Figuras apresentam, de forma genérica, a atuação e os esforços ergonômicos realizados pelo operador durante sua jornada de trabalho.

Imagem do recebimento da chapa e direcionando para o empilhamento.

Nesta imagem, pode-se observar certo grau de giro no dorso do operário ao colocar a chapa no empilhamento.

O desempenho de tal função necessita da ação de pegar a chapa após a furação e fazer o empilhamento. Fato este que exige que seus braços estejam posicionados abaixo do nível dos ombros no inicio da colocação e acima do ombro no final da colocação.

Como a atividade desempenhada exige que o trabalhador permaneça na posição em pé durante todo o período de trabalho, observou-se que uma de suas pernas estava flexionada, enquanto que a outra, esticada. Essa posição seria uma maneira de aliviar o cansaço existente, pelo elevado tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com