TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FINAL CENSO ESCOLAR

Por:   •  16/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE

CURSO CENSO ESCOLAR

July Claro de Souza

SISTEMA EDUCACENSO

Maria Auxiliadora da Silva Garção

Barra do Garças, MT – 26 de outubro de 2019.

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA/FNDE

CURSO CENSO ESCOLAR

July Claro de Souza

SISTEMA EDUCACENSO

Trabalho final de conclusão do Curso Censo Escolar no âmbito do Programa Formação pela Escola, sob a orientação da Prof.ª Maria Auxiliadora da Silva Garção.

Barra do Garças, MT – 26 de outubro de 2019.

RESUMO

Quando se fala em Censo Escolar, logo vem à mente a ideia de que se trata do mecanismo utilizado para saber dados quantitativos, pois bem, realmente o Sistema Educacenso é utilizado para esse fim, mas também possui características que beneficiam outras partes do processo educacional.

O processo de coleta dos dados perpassa todos os ambientes educacionais, desde os públicos até os particulares, pois com isso é possível aferir os benefícios e malefícios de certas ações que vem sendo aplicadas na educação brasileira.

Com isso, o papel do Sistema Educacenso na construção de políticas públicas que visem o aprimoramento dos mecanismos utilizados no ambiente escolar, com vistas à eficácia do processo de ensino/aprendizagem.

Palavras-chave: Sistema Educacenso; Políticas Públicas; Ensino/aprendizagem.

SUMÁRIO

1.

INTRODUÇÃO .......................................................................................

4

2.

PLANO OPERACIONAL ......................................................................

5

3.

CONSIDERAÇÕES FINAIS .................................................................

8

4.

REFERÊNCIAS ......................................................................................

9

1. INTRODUÇÃO

O Censo Escolar é uma ferramenta muito importante no ambiente educacional, pois tende a levantar dados estatísticos educacionais de âmbito nacional, e é realizado todos os anos com a coordenação do Inep. Com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação de todo país, todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas, participam desse levantamento.

Todo esse procedimento é amparado pelo decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008, que dispõe sobre a realização dos censos anuais da educação. As políticas de financiamento educacional executada nas ações desenvolvidas pelo FNDE, tem como base os dados coletados pelo censo escolar.

As diferentes etapas e modalidades educacionais são alvo da coleta dos dados, sendo elas: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional). A coleta dos dados é abrangente, pleiteando arrecadar informações sobre os estabelecimentos de ensino, turmas, alunos, profissionais escolares em sala de aula, movimento e rendimento escolar.

As informações coletadas servem de fomento para a elaboração de políticas públicas e para a execução de programas na área da educação, bem como as transferências de recursos públicos como alimentação e transporte escolar, distribuição de livros, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, entre outros.

Desta forma, é necessário utilizar os recursos disponíveis para que se consiga recolher o máximo de informações, com o máximo de fidelidade, seguindo tudo de acordo com os prazos determinados.

2. PLANO OPERACIONAL DO CENSO ESCOLAR

Identificação

Instituição de Ensino/Órgão ligado à Educação: Escola Estadual de Barra do Garças

Responsável: July Claro de Souza

Objetivo geral do plano

Descrever as etapas do processo censitário, levando em conta os procedimentos adotados para realização das atividades de cada uma delas, listando os recursos utilizados e apresentando os prazos para realização de cada procedimento das etapas.

Etapas

Procedimentos/Ações

Recursos

Períodos  

Matrícula inicial

Planejamento (anterior ao início da coleta do Censo)

Realizar um treinamento prévio com todos os secretários e gestores das escolas da rede Estadual no Sistema Educacenso para que estejam aptos ao período de coleta. Organizar os arquivos, diários, pasta de alunos e etc., esquematizando as informações para o período de coleta.

Computador com acesso à internet, planilhas disponibilizadas pelo INEP com os dados do censo do ano anterior, arquivos da escola.

Esse planejamento deve ser feito, de preferência, antes do período de coleta para que não haja atraso no cronograma.

Período de coleta

Digitar e exportar os dados pela internet, tendo como data de referência para as informações prestadas o dia 29/05. Observar com atenção o preenchimento correto das informações, ressaltando que os responsáveis são os diretores, responsável pela escola ou pelo Sistema educacional.

Computadores com acesso à internet e arquivo da escola com os dados de alunos e profissionais escolares.

29/05 a 31/07 de 2019

Retificação

Conferir os relatórios por escola no Sistema Educacenso juntamente com os gestores da rede Estadual de Barra do Garças. Após a reabertura do sistema “Educacenso”, deve-se conferir e corrigir, caso necessário, os erros de informações prestadas no período de coleta.  Caso o responsável não tenha preenchido os dados no período de coleta, não poderão fazê-lo no período de retificação, pois é o momento apenas para correção dos erros.

Relatórios disponibilizados pelo INEP e computador com acesso à internet.

11/09 a 10/10 de 2019

Confirmação de matrícula

Ratificar se há matrículas duplicadas diretamente no módulo de confirmação de matrícula no sistema Educacenso, via Internet. Verificar os relatórios disponibilizados.

Acesso ao sistema Educacenso e verificar documentação necessária.

10 dias a contar do prazo final para verificações dos dados

Publicação Final

Acompanhar a divulgação dos resultados finais pelo Inep.

Acesso ao sitio do INEP e comparando juntamente com dados divulgados em relatórios anteriores.

31/01 de 2020

Situação do aluno

Planejamento (anterior ao início da coleta)

Acompanhar a abertura do módulo "Situação do Aluno" no Sistema Educacenso, na Internet, para entrada de dados de rendimento e movimentação escolar dos alunos declarados ao Censo Escolar 2019.

Manter em ordem os arquivos, diários, pastas de alunos e etc., para ter mais agilidade momento da inclusão no período de coleta.

Computador com acesso à internet, arquivos, diários, pastas de alunos e documentação comprobatória das escolas.

Esse planejamento deve ser feito de preferência antes da data: 03/02/2020

período de coleta, para que não haja atraso no cronograma.

Período de coleta

Digitar e exportar os dados de rendimento e movimentação escolar pela Internet.

Reparar para o preenchimento fidedigno das informações. Os responsáveis pelo preenchimento são os Diretores, responsável pela escola ou pelo Sistema Educacional Informatizado.

Computador com acesso à internet, arquivos, diários, pasta de alunos e documentação comprobatória da escola.

03/02 a 20/03 de 2020

Retificação

Conferir os relatórios disponibilizados com as taxas de rendimento por escola no módulo "Situação do Aluno" no sistema Educacenso. Após a reabertura do módulo "Situação do Aluno", na Internet, realizar a conferência e correção, se necessário, de erros nas informações.

Relatórios disponibilizados pelo INEP e computador com acesso à internet.

01/04 de 2020

Divulgação dos dados finais

Conferência das taxas de rendimento e dos relatórios por escola no módulo "Situação do Aluno" contendo os dados finais de rendimento e movimentação escolar no ano de 2019.

Acessar ao sitio do INEP e Sistema Educacenso e comparar com dados divulgados em relatórios anteriores.

11/05 de 2020

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com