TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO PELA ESCOLA TRABALHO FINAL CENSO

Por:   •  20/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO FORMAÇÃO PELA ESCOLA

LUIS RICARDO DA COSTA

MÓDULO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

- TRABALHO FINAL -

CÍCERO DANTAS – BA

2019

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Curso Formação Pela Escola

MÓDULO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Tutora: Maria da Conceição Ferreira Andrade de Carvalho

Cidade: Cícero Dantas – BA

Cursista: Luís Ricardo da Costa

Texto Final

O Censo Escolar é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes no processo de organização e planejamento da educação no Brasil. O curso Censo Escolar da Educação Básica permite ao participante conhecer a forma utilizada para demonstrar a realidade das escolas e criar uma base para investimentos em políticas públicas no país e ver que, apesar da grande importância, o Censo ainda precisa de mínimos ajustes.

 Através do curso, percebi que o censo não é somente contar a quantidade de alunos, é muito mais que isso, pois coleta uma quantidade de informações que permitem ver como está o ensino em determinada escola, como está o rendimento de cada aluno individualmente,  como está o movimento migratório, além do histórico de cada professor, entre outro dados. Essas informações permitem saber onde estão os principais problemas, demonstrando onde se deve investir prioritariamente com a finalidade  de buscar a melhoria contínua da Educação Básica.

Por outro lado, alguns pontos poderiam ser melhorados, como o fato de cerca de 30,4% das escolas não possuírem conexão com a internet, segundo dados do próprio censo, tornando o processo de transmissão dos dados mais lentos. Além disso, no curso, enfatiza-se a questão do controle social, que pode ser exercido por qualquer cidadão individual ou coletivamente, mas essa conscientização da população praticamente é escassa, fazendo com que a fiscalização das políticas públicas aplicadas com base nos dados do censo seja reduzida.

Portanto, o Censo Escolar da Educação Básica devido à sua grande importância, necessita estruturar melhor os municípios e conscientizar melhor a população, de maneira geral, sobre a sua importância e informar os direitos que eles tem de participar do processo, seja fiscalizando, seja  informando a escola sobre uma transferência de seu filho para outra escola, já que na educação infantil, principalmente, os responsáveis matriculam seus filhos em outras instituições e muitas vezes não informam isso à escola anterior, nem a escola particular, nesse exemplo, exige uma declaração. Mas inegavelmente, já evoluímos bastante em organização e a busca pelo aperfeiçoamento tende a ser constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (77.9 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com