TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO RECURSOS HUMANOS

Por:   •  6/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.572 Palavras (11 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

ALDÉRICO ANTONIO BIAZI, DIANE LAIR BENDLIN AMARANTE, DIVA ALEXANDRA BUDKE, FERNANDA FISCHER DE MATTOS, MARTA FUCHS FUZINATO, SIMONE NATALINA PICCOLI, SIVANE ZAMBIAZI.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

[pic 3]

Maravilha

2013

ALDÉRICO ANTONIO BIAZI, DIANE LAIR BENDLIN AMARANTE, DIVA ALEXANDRA BUDKE, FERNANDA FISCHER DE MATTOS, MARTA FUCHS FUZINATO, SIMONE NATALINA PICCOLI, SIVANE ZAMBIAZI.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

PARA PROPOSTAS DE MELHORIAS

Trabalho apresentado ao Curso  Superior de Tecnologia em Recursos Humanos  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, 2° semestre, para as disciplinas  de Comunicação, Clima e Cultura Organizacional,Ética e Responsabilidade Social,Psicologia Organizacional e do Trabalho e Gestão de Pessoas.

Orientador: Prof.Gisleine Fregoneze, Márcia Bastos, Ana Céli Pavão e Mônica M. Silva.

                                              Maravilha

                                                 2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        

2.2 MODOS DE GESTÃO        

2.3 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL        

2.4 PROBLEMAS IDENTIFICADOS        

2.5 ANÁLISE DOS PROBLEMAS IDENTIFICADOS        

2.6 SUGESTÕES DE MELHORIAS        

3 CONCLUSÃO        

4 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por finalidade a apresentação dos resultados de uma pesquisa realizada em uma empresa, onde o objetivo da mesma é realizar um Diagnóstico Organizacional, identificando alguns conceitos estudados nas disciplinas do semestre.

Este tipo de pesquisa tem por objetivo fazer com que nós acadêmicos possamos ver na prática como as empresas estão agindo em relação a Ética e Responsabilidade Social, Comunicação, Clima e Cultura Organizacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, e tambem Gestão de Recursos Humanos.

A pesquisa foi realizada na empresa Mercado Grazieli  no municipio de São Miguel da Boa Vista. Não foram utilizados formulários de perguntas, somente foram feitas pesquisas na mesma, afim de realizar o diagnóstico, identificando como estão as questões relacionadas acima, bem como identificar os pontos positivos e negativos e possíveis mudanças.

A empresa atua no ramo alimenticio a mais de 10 anos, sendo uma empresa praticamente familiar, mas que  possui tambem alguns funcionários contratados que não são da familia.

Inicialmente a empresa dispunha somente de mercado, hoje ela atua tambem na área de panificação, carnes e embutidos.

Este tipo de diagnóstico é muito importante para as empresas, pois muitas vezes acabamos deixando de lado algumas questões por considerar que não são de extrema importancia, quando na verdade são muito importantes, e acabam prejudicando o desempenho da empresa, por não serem feitos de maneira correta, ou até mesmo por não serem feitos.

É atraves deste tipo de diagnostico que os empresários poderão ver onde mudar, e os acadêmicos terem a oportunidade de por em prática o que é estudado durante as disciplinas do semestre.

2 DESENVOLVIMENTO

Podemos observar que cada vez mais nas empresas a área de recursos humanos vem se destacando dentro das mesmas, e tendo ainda mais importância. Aspectos como comunicação entre os colaboradores, ética e responsabilidade social, e questões organizacionais, são os temas que foram abordados durante o diagnóstico realizado na empresa.

2.1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A Estrutura Organizacional constitui o elo de ligação entre as orientações estratégicas da organização e a sua forma de atuação no mercado e pode ser definida como a autoridade é atribuída através das relações de dependência hierárquica e de cooperação, a forma como as atividades são especificadas e distribuídas e ainda como são estabelecidos os sistemas de comunicação no interior das organizações.

Para uma melhor interpretação da estrutura organizacional é normalmente elaborada a sua representação gráfica, o organograma, a qual permite visualizar rápida e facilmente os diversos órgãos componentes da estrutura, a via hierárquica, as comunicações formais e a interdependência entre as partes.

A estrutura organizacional da empresa estudada é composta conforme o organograma abaixo:

[pic 5][pic 4]

A empresa não possui descrição de cargos, sendo que cada funcionário recebe as informações de qual será sua atribuição apartir da contratação, tambem não possui um setor de recursos humanos estruturado, sendo que as contratações, demissões e todas as questões ligadas aos recursos humanos são desempenhadas pelo proprietário que tambem atua na gerencia e é responsável pelo setor de compras do mercado.

Por ser uma micro empresa, o proprietário acaba fazendo boa parte das questões referentes a documentações da empresa.

2.2 MODOS DE GESTÃO

Os modos de gestão se referem a como está acontecendo a gestão da empresa, dentro deste contexto, podemos identificar as formas de comunicação realizadas dentro da empresa.

Comunicação implica em participação, interação, troca de mensagens, emissão e recebimentos de informações. Conceitualmente comunicação é o processo pelo qual as informações são transmitidas ou estendidas por duas ou mais pessoas, com intensão de motivar ou mudar algum comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (155.9 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com