TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE A BOMBRIL

Exames: TRABALHO SOBRE A BOMBRIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  2.141 Palavras (9 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 9

A história

Tudo começou no verão de 1948, quando Roberto Sampaio Ferreira recebeu como pagamento de uma dívida uma máquina de extração de esponjas de lã de aço, até então um produto importado, caro e pouco acessível. Nessa época, as panelas de ferro estavam cedendo seu lugar às panelas de alumínio, mais modernas, leves e rápidas de aquecer, porém, as donas de casa se queixavam de limpá-las com esponjas comuns. Elas desejavam usar algo que pudesse ser fácil de arear e de dar brilho, deixando-as sempre novas e bonitas. Como um visionário, em 14 de janeiro desse mesmo ano, ele iniciou a fabricação da lã de aço através da fundação da empresa Abrasivos Bombril, no bairro do Brooklin em São Paulo. O lançamento foi uma revolução para as donas de casa porque, além de polir panelas, o produto limpava vidros, louças, azulejos e ferragens, ficando conhecido como “1001 utilidades”. Por isso, somente naquele ano, foram vendidas 48 mil unidades.

-

-

Como inicialmente o produto era vendido solto, não havia diferenciação a não ser a qualidade de BOM BRIL. Foi então que o produto começou a usar um pequeno selo vermelho devido ao sucesso e à concorrência que não demorou surgiu no mercado. Logo depois as lãs de aço foram acondicionadas em uma caixa feita de papelão na cor vermelha, ilustrada com uma dona de casa limpando panelas, dando o “Bom Brilho” de onde se originou o nome do produto. O nome simples para batizar a nova marca foi criado a partir da mistura das palavras bom brilho, expressão que visava enaltecer as qualidades da própria lã de aço. Entre 1961 e 1973, a BOM BRIL cresceu e iniciou a incorporação de outras empresas, como a Companhia de Produtos Químicos - Fábrica Belém, detentora das marcas Sapólio e Radium (saponáceos em pedra), passando a desenvolver e aprimorar a linha Sapólio Radium, incluindo uma versão cremosa; a Indústria de Lã de Aço Mimosa Ltda., do Rio de Janeiro, em 1972; e a Q’Lustro, empresa que detinha aproximadamente 25% do mercado nacional de lã de aço; Em 1976, a empresa mudou sua linha de produção do bairro do Brooklin, em São Paulo, para a moderna fábrica em São Bernardo do Campo, cidade próxima à capital. Essa unidade existe até hoje e é considerada a grande casa da BOM BRIL, com muita gente boa trabalhando para inovar e colocar os melhores produtos no mercado.

-

-

A marca começou a ganhar enorme visibilidade em 1978 com a criação do Garoto Bom Bril, representado pelo ator Carlos Moreno. Rapidamente o personagem se associou ao produto e as vendas estouraram. Nesta mesma época, a empresa iniciou a expansão de sua linha de produtos sob a marca BOM BRIL, com o lançamento de um Desengordurante. Nos anos seguintes outros novos produtos, em diferentes segmentos foram introduzidos no mercado, como detergente líquido, desinfetante, amaciante, além de esponjas de lã de aço com sabão, palhas de aço, sabão em barra, limpadores, panos de limpeza, inseticidas e desodorizadores de ambiente. Neste momento a marca BOM BRIL, além de sinônimo de lã de aço, se transformou em uma completa linha de produtos para limpeza, ajudando a dona-de-casa em todas as tarefas domésticas.

-3

-

Em 1998, a popularidade da marca pode ser comprovada quando a BOM BRIL foi apontada pela Pesquisa Top of Mind realizada todo ano pelo Datafolha, como a marca brasileira mais lembrada quando se perguntava “Qual é a primeira marca que vem à cabeça?”. A popularidade da marca atingiu índices elevados em abril de 2003, quando a versão tradicional do produto alcançou a marca de 77 milhões de saquinhos vendidos e, no mês seguinte, bateu o recorde com 79 milhões de saquinhos. Em 2007 foi iniciado um trabalho de revitalização de marcas e lançamentos de novos produtos. O resultado: a empresa encerrou o ano com 73 novos itens e outros 72 passaram por alguma reformulação de marca, embalagens, etc. No fim de 2008, a empresa realizou uma aquisição histórica com a compra da Milana, fabricante do tradicional Lysoform. O lançamento recente da nova linha Ecobril é o resultado de sólidos investimentos da BOM BRIL em pesquisas e novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos ecológicos, naturais, concentrados, de fontes renováveis com ativos biodegradáveis. São 24 produtos como limpadores, detergentes, amaciantes, lava-roupas, sapólios e pastilhas para ralo que, além da já conhecida qualidade BOM BRIL, respeitam a biodiversidade.

-

-

Em 2011, a BOM BRIL quer se firmar definitivamente como a empresa-referência em limpeza doméstica no Brasil, e ir além: vai investir em segmentos tão diversos como o de pet care, cera para automóveis e, em seu passo mais arrojado, no setor de higiene pessoal, passando a fabricar xampus, condicionadores e hidratantes, entre outros artigos.

-

A linha do tempo

1964

● Lançamento da embalagem plástica com seis unidades.

1978

● Lançamento do desengordurante Limpa Limo.

● Lançamento dos desinfetantes Pinho e Kalipto.

● Lançamento do detergente líquido Limpol.

1983

● Lançamento do amaciante de roupa Mon Bijou.

● Lançamento da esponja de lã de aço BOM BRIL numa versão com sabão.

1993

● Lançamento do sabão em pó Quanto.

1994

● Lançamento do sabão Limpol.

1996

● Lançamento do amaciante Mon Bijou de 2 litros, e se consolida como marca pioneira nessa novidade “tamanho família”.

1998

● Lançamento dos limpadores BOM BRIL Multi Uso e BOM BRIL Multi Limpeza, do BOM BRIL esponja sintética e do detergente Limpol Gel.

● Criação dos rótulos do Amaciante Mon Bijou com lindos bebês.

1999

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com