TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE A HAVAIANAS ALPARGATAS

Por:   •  11/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.466 Palavras (10 Páginas)  •  1.204 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução.

O presente trabalho é inspirado em uma das marcas brasileiras de maior sucesso no mundo a Havaianas.

Essa marca muito conhecida por nós brasileiros surgiu inovadoramente no mercado de calçados e desde então domina o mercado interno com 80% de representação no seguimento chinelo de dedos. Suas variações em cores e modelos fazem sucesso entre anônimos e famosos.

Conheceremos um pouco da sua história de sucesso com uma breve explanação do seu surgimento no mercado nacional e o seu bem sucedido crescimento no Brasil e no mundo. A marca brasileira do fabricante Alpargatas conquistou a todos com suas ideias inovadoras, e desde então se matem com força total e 53 anos de historia.

Foram feitas pesquisas a fim de apresentar a todos a marca brasileira famosa que muitos conhecem, mas que poucos sabem de onde surgiu, sua trajetória de crescimento impar, e suas bem focadas estratégias de marketing, suas relações com o mercado externo também não foram esquecidas.

 

 

  1. Historia:

  1. Origem;

O chinelo de dedo havaianas é uma das marcas da empresa de calçados São Paulo Alpargatas, uma empresa do Grupo Camargo Corrêa. A empresa Alpargatas foi fundada em 1907, com o nome original de Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, pelo escocês Robert Fraser,em associação com uma indústria inglesa. Alem da empresa brasileira também existia a Alpargatas na Argentina.

Iniciou suas produções no distrito da Capital paulista da Mooca. Já em 1909 a com o nome de São Paulo Alpargatas Company S.A. Na década de 1930 o controle acionário da São Paulo Alpargatas foi transferido para a empresa argentina.

Em 1982, após um gradativo processo de nacionalização do capital iniciado em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do Grupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.

Em outubro de 2008 adquiriu mais de 60% da Alpargatas Argentina, sua antiga controladora, passando a ser a maior calçadista da América do Sul, e em abril de 2013 comprou a totalidade das ações da subsidiaria argentina e com isso passou a ter 100% da empresa.

  1. Surgimento da Havaianas no mercado;

A primeira havaianas surgiu em 1962, basicamente o seu modelo foi fundamentado no tradicional chinelo de dedo Japonês Zori, que possuía tiras de tecido coloridos e sola de palha de arroz, com o uso muito comum entre os agricultores japoneses.

Figura 1:

Chinelo que inspirou o surgimento da Havaianas.

[pic 1]

]

www.havaianas.com.br

  1. O chinelo de dedo brasileiro;

No Brasil a sandália havaianas foi pensada como um produto popular que precisava proporcionar maior durabilidade e conforto a quem a usasse, no lugar da sola de palha os fabricantes das havaianas decidiram colocar a borracha que alem de ser um material duradouro também erra macias o que viria bem a calhar com a proposta do produto, como a sua inspiração erra um chinelo de palha de arroz sua identidade original foi totalmente modificada, mas a sua palmilha foi baseada nos graus de arroz, o que justifica aqueles pequenos relevos na palmilha do calçado.

Já o seu nome Havaianas veio do Havaí, um lugar lindo de belas praias e sol, considerado por Hollywood como lugar dos sonhos da época.

A princípio os chinelos erram comercializados em kombis que paravam em frente aos mercados e alem de trazer os chinelos traziam consigo as noticias das grandes cidades para o interior o que cativava os seus compradores, que compravam seu par de havaianas até então distribuídas em sacos plásticos, e ficavam por dentro dos acontecimentos das grandes cidades. Em 1964 praticamente todos os trabalhadores tinham um par de Havaianas.

Figura 2:

Vendedores de Havaianas e suas Kombis.

[pic 2]

                     http://www.havaianas.com.br

  1. O primeiro chinelo de dedo.

A Alpargatas foi a pioneira no ramo de chinelos de dedo, a prova disso é que em 1966 a Alpargatas registrou a patente do chinelo de dedos com a seguinte discrição:

“palmilha com forquilha ornamentada por duas gregas, de direções paralelas cada uma formada por pequenos frisos em linha quebrada.”

Figura 3:

Copia do registro de patentes da Havaianas.

[pic 3]

Imagem 3:

Registro de patente da havaianas

http://www.havaianas.com.br

  1. Surgimento das cores.

Até o ano de 1969 existia apenas a tradicional Havaianas azul e branca, um erro de maquinário produziu Havaianas verde, mas o que poderia se tornar um problema acabou conquistado o  consumidor e a Havaianas aproveitou a nova onda e produziu pares nas cores amarela, ferrugem e pretas. Todas essas cores fizeram sucesso e trouxeram uma nova perspectiva de vendas para os fabricantes da marca.

  1. Trilhando do sucesso.

Em 1970 o movimento hippie pregava a vida sem consumismo o que traz maior visibilidade ao  chinelo Havaianas por serem de baixo valor e trazerem a simplicidade no seu modelo , trazendo a moda dos chinelos de dedo a tona.

Em 1973 inevitavelmente surge no mercado novas marcas de chinelos de dedo, e em uma estratégia rápida de marketing a havaianas lança o slogam “proteja-se das fajutas. Legitimas só Havaiana.” O garoto propaganda escolhido foi o humorista Chico Anysio.

Figura 4.

Campanha publicitária com comediante Chico Anysi.

[pic 4]

www.havaianas.com.br

O termo “fajuta” até então desconhecido pega, e entra na nosso dicionário como sinônimo de produto falsificado ou de má qualidade.

Nos anos 80 a marca ficou tão conhecida que passou a ser considerada como fundamental na vida do brasileiro pelo mistério da fazenda, e tão básica como arroz e feijão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com