TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE BICICLETA ERGOMETRICA NA GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTAVEL

Monografias: TRABALHO SOBRE BICICLETA ERGOMETRICA NA GERAÇÃO DE ENERGIA SUSTENTAVEL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2013  •  4.248 Palavras (17 Páginas)  •  2.067 Visualizações

Página 1 de 17

O MOVIMENTO DAS BICICLETAS ERGOMÉTRICAS PARA

A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

THE BIKES TO MOVEMENT OF ELECTRICITY GENERATION

Déborah Emmanoelle de Oliveira1; Karen Stela dos Prazeres2; Mariana Mendes Guimarães3; Rosamaria Barbosa4;

Maria Eugênia da Costa Machado (Orientador) 5

RESUMO: O presente trabalho tem como finalidade analisar e implementar um modelo sustentável de eletrificação residencial, capaz de gerar energia elétrica através de uma bicicleta convencional acoplada a um gerador elétrico (alternador automotivo). A energia gerada é armazenada em um banco de baterias,que por sua vez é conectada a um inversor que possibilita iluminação e alimentação de pequenos equipamentos eletrônicos em corrente alternada. A energia mecânica produzida pelo movimento circular da calha traseira da bicicleta é convertida em energia elétrica por meio de um gerador. O projeto completo do sistema e seus resultados são apresentados.

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade, Geração alternativa e baixo custo.

ABSTRACT: This work aims to analyze and implement a sustainable model of residential electrification, able to generate electricity through a conventional bicycle coupled to an electric generator (alternator automotive). The energy generated is stored in a bank of batteries, which in turn is connected to an inverter which enables lighting and feeding on small electronic equipment alternating current. The mechanical energy produced by the circular motion of the rear rail of the bike is converted into electrical energy by a generator. The complete design of the system and its results are presented.

KEYWORDS: Sustainability, alternative generation and low cost.

____________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

A prática de exercícios tem crescido bastante nas últimas décadas. Segundo uma pesquisa mundial realizada pela Eletrobrás onde classifica o Brasil como sétimo país (no ranking mundial) e primeiro na América latina em número de praticantes de atividades físicas. O país também se destaca no número de academias e atualmente é o segundo no ranking mundial nesta categoria. A preocupação com a sustentabilidade se torna a cada ano um quesito de suma importância no mercado de trabalho levando em conta a preocupação com as gerações futuras. O conceito de energia é muito amplo, por isto é difícil de ser definido com poucas palavras e de um modo preciso. Muitos autores, dentre eles Prauss (2001) definem energia como capacidade de realizar trabalho podendo ser transformada ou convertida de uma forma em outra. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho consiste em realizar um estudo para a conversão da energia mecânica gerada pela atividade física de uma pessoa que se exercita em uma bicicleta ergométrica em energia elétrica para suprir outros equipamentos que necessitam de “alimentação” da rede elétrica para funcionar, resultando, assim, em economia de energia elétrica sem prejudicar o meio ambiente. Esse equipamento necessitará da inclusão de um banco de baterias, para armazenar a energia elétrica gerada, e um retificador pra transformar a corrente alternada produzida em corrente contínua.

O reaproveitamento de energia é um dos temas mais abordados quando se fala de desenvolvimento sustentável. Este, por sua vez, é um dos assuntos mais em pauta na maioria dos negócios e corporações, uma vez que além de ajudar na preservação dos recursos do planeta, pode ser interpretado como um fator agregador de valores a produtos e serviços e, em alguns casos, gerar economia durante o processo de produção.

Este projeto se apoia em um método, dentre diversos existentes, de conversão de energia mecânica em energia elétrica. Mas não é uma energia mecânica gerada exclusivamente só para essa conversão (como nas hidrelétricas, onde as quedas d’água artificiais são projetadas para atingir as turbinas das usinas com determinada força, com o objetivo de gerar energia mecânica, que por fim será convertida em elétrica). A proposta é aproveitar a energia mecânica que já será gerada por outro motivo, a prática de uma atividade física, e aproveitá-la como fonte de energia elétrica. Este assunto irá abordar o caso de uma academia de médio porte, e seguindo a linha de sustentabilidade irá verificar a viabilidade de introduzir um sistema de reaproveitamento da energia mecânica gerada por alguns de seus aparelhos, transformando-a em energia elétrica, o que ajudará a manter parte da demanda energética da academia fazendo como esta se torne parcialmente autossustentável.

1.1 PROBLEMA DE PESQUISA

Qual é a viabilidade em se produzir energia elétrica para a Academia Escola do UNI-BH através da transformação da energia mecânica gerada no movimento das bicicletas ergométricas, tornando-a autossustentável?

1.1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROBLEMA

Dada à complexidade do tema, optamos por apresentar algumas das mais conhecidas possibilidades de produzir energia elétrica em larga escala. Assim, faz-se importante destacar aspectos diretamente ligados aos benefícios de uma forma de obtenção de energia elétrica.

O saber como podemos empregar o uso de energia mecânica em energia elétrica em benefício ao próximo, tendo em vista que a sustentabilidade do mesmo é de grande importância é uma das estratégias que está na mudança de consumo e de estilo de vida.

“É importante salientar que diferentes degradações ambientais têm sido realizadas em nome do ''progresso'' e do ''desenvolvimento'', porém, nem sempre associados à melhoria da qualidade de vida da maioria da população... Esses conceitos, muitas vezes, não passam de eufemismo “(emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão)”, para designar crescimento desordenado, traduzido em ''modernização'' da pobreza. (BRÜGGER, p. 66 - 1994).”

Tendo o conhecimento que esta energia pode ser transformada, convertida de uma forma ou de outra, acredita-se que esse sistema de reaproveitamento de energia mecânica para energia elétrica através do uso de bicicletas ergométricas é uma das soluções sustentáveis da Academia UNIBH.

Além de ser um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com