TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Energia Sustentável

Ensaios: Energia Sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 6

Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Energia: de onde vem a energia elétrica

A energia elétrica vem das forças do vento, dos raios solares, da queima do gás natural e do óleo, e da força da água. No Brasil, a energia elétrica vem principalmente das usinas hidrelétricas, que usam a água para produzir eletricidade.

COMO UTILIZAMOS A ENERGIA ELETRICA EM NOSSO COTIDIANO

A energia elétrica está sempre presente em nosso cotidiano, na higiene, na limpeza de nossas moradias, na preparação e conservação de nossos alimentos, quando queremos nos comunicar, na obtenção de novas informações e em tantas outras ações. Para conseguirmos realizar todas essas atividades necessitamos de alguns aparelhos que funcionam com essa energia, como: o chuveiro elétrico, aspirador, forno elétrico, liquidificador, batedeira, a geladeira, o telefone, computador , a televisão.

Mas nem sempre essa energia é utilizada de maneira correta, pois há um consumo excessivo que pode ser evitado quando diminuímos o uso de aparelhos que nem sempre são necessários, quando gasta-se menos tempo no banho e também com outras simples ações.

Pelo fato de necessitarmos da energia em quase todas nossas atividades diárias teríamos grandes prejuízos caso a mesma fosse retirada. Com um corte de apenas uma hora na região brasileira, empresas que utilizam constantemente a energia, como a Frangosul, poderiam ter prejuízos com o pouco resfriamento de carnes aviárias que apodreceriam, não podendo ser utilizada para consumo da população. Em supermercados haveria grande possibilidade de acontecer uma catástrofe, devido à enorme utilização de energia para manter seus produtos em boa conservação. Relacionado à economia brasileira estaríamos em perigo, de modo que estamos habilitados e acostumados, de certa forma, a usar uma quantidade insípida de energia a fim de produzirmos produtos e para nossa sobrevivência. Para a diminuição deste enorme gasto de energia elétrica, poderíamos criar uma forna de energia renovável, assim como a energia eólica que é produzida através dos ventos, acreditamos que seria possível a utilização de gigantescos cataventos em determinadas regiões, afim de reduzir este gasto. Hoje já somos avisados constantemente para diminuirmos nosso tempo utilizando energia elétrica, mas mesmo assim, ainda somos dependentes da mesma, pois sem ela ficamos com certas imposssiilidades de realizar nossas atividades.

O QUE É ENERGIA SOLAR

Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água.

A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.

A energia solar ainda é pouco utilizada no mundo, pois o custo de fabricação e instalação dos painéis solares ainda é muito elevado. Outro problema é a dificuldade de armazenamento da energia solar.

Os países que mais produzem energia solar são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.

Vantagens da energia solar

o A energia solar não polui durante seu uso. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controlo existentes actualmente.

o As centrais necessitam de manutenção mínima.

o Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.

o A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

o Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a diminuir a procura energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Desvantagens da energia solar

o Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

o Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.

o As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroeléctrica (água).

o Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%.

1. Evite usar aparelhos nos horários de pico do sistema elétrico (das 17 às 22 horas).

2. Fazer a manutenção adequada dos equipamentos, principalmente o ar condicionado. Não deixe transformadores ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso. Procure deixar periféricos como impressora e scanners desligados da tomada. As caixas de som também.

3. Na hora de comprar equipamentos, leve em consideração o consumo de energia elétrica, orientando-se pelo selo Procel.

4. Não deixe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com