TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE FRANQUIA

Exames: TRABALHO SOBRE FRANQUIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  3.517 Palavras (15 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 15

INTRODUÇÃO

1 ORIGEM E EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE FRANCHISING

O sistema de franchising teria surgido de uma forma embrionária há 1.000 anos, na Idade Média, quando o poder estava diretamente associado à posse da terra. Em uma época em que prevalecia a agricultura de subsistência, os reis concediam, somente a alguns privilegiados comerciantes, um espaço nas feiras para comercialização de produtos, em troca de um percentual sobre o faturamento. Assim nasciam os royalties. A evolução do modelo só ocorreu após o surgimento do capitalismo moderno. No século XIX, empresas como a Coca-Cola começaram a franquear suas fábricas de refrigerantes, fornecendo somente o xarope. Quando em 1860 a Singer Sewing Machine Company, a marca da famosa máquina de costura, resolveu expandir suas vendas por meio de sua participação direta no varejo, o fez pela concessão dos direitos de venda de seus produtos para pequenos comerciantes. Isso aconteceu por meio da outorga de franquias.

Para vender o produto Singer, os pequenos comerciantes deveriam arcar com as despesas para adaptação de suas lojas para deixá-las mais adequadas à exposição das máquinas de costura. Além disso, como forma de diferenciação e destaque, esses pontos de venda passaram a ter a logomarca da Singer em suas fachadas. Assim, o prestígio da marca da indústria era automaticamente associado à loja. Historicamente, esse é o primeiro registro de um sistema de franquias no mundo. Mais modernamente, o conceito desenvolveu-se após a Segunda Guerra Mundial, nos Estados Unidos, quando os veteranos de guerra precisavam iniciar uma nova atividade após seu retorno à vida civil. A geração Baby Boom dos anos 1960 beneficiou-se muito desse sistema. No Brasil, as primeiras franquias foram criadas a partir dos anos 1950, mas foi a partir de 1980 que o sistema começou a se organizar, culminando com a criação da ABF, em 1988, e com a Lei das Franquias em 1994.

2 FRANQUIA

Uma modalidade de negócio comercial que abrange a distribuição de produtos ou serviços, mediante condições estabelecidas em contrato, entre o detentor de uma marca – o franqueador - e o comprador de sua licença para uso da marca – o franqueado.

Definição de franchising para Associação Brasileira de Franchising) -Sistema no qual alguém (franqueador) cede a um terceiro (franqueado) os direitos de uso da marca, os direitos de distribuição exclusiva de produtos e/ou serviços e os direitos de utilizar um sistema de operação e gerência de um negócio de sucesso.

3 CARACTERÍSTICAS

LEITE (1991) verifica que o sistema franchising é um método de distribuição e comercialização que permite a empresa ofertar seus produtos e/ou serviços, que possuem aceitação no mercado, em larga escala. Que ao aderir ao franchising o franqueador está deixando de obter lucros que teria montando um negócio independente, caso todas as unidades de varejo lhe pertencesse, e passa a dividir o planejamento, trabalho e o lucro com seus franqueados. Repassa experiência da atividade, através de um conceito de negócio testado e aprovado, com seus controles e sistemas em utilização, e ainda, uma série de outros investimentos, tais como: "staff" de suporte a franqueados, marketing e publicidade organizados, processos de controle testados.

O franqueado é um empresário que possui independência econômica e jurídica. Não tem nenhuma participação na empresa franqueadora, bem como nenhuma subordinação trabalhista ou empregatícia com o franqueador.

É um Sistema de Autonomias Relativas. Enquanto pessoas física e juridicamente distintas, franqueador e franqueados respondem pelos seus atos na rede de franquias. Na comercialização, contam com regras e obrigações claras as quais devem seguir.

Para obter uma franquia, o candidato à franqueado paga ao franqueador uma taxa de adesão (filiação) ao sistema de franquias, que é chamada de Taxa de Franquia. Em seguida, o franqueado constitui uma empresa para efetuar as operações da franquia. Por ela explora a marca, comercializa produtos e/ou serviços e recebe assistência contínua do franqueador.

O franqueador assegura ao franqueado a exclusividade em um determinado território de atuação.

4 GERAÇÕES DE FRANCHISING

Coexistem, no mercado brasileiro, franquias que se encontram em seis estágios diferentes de desenvolvimento e profissionalismo. Para efeitos didáticos, as franquias são divididas em seis gerações, a saber:

• Franquia de Primeira Geração (ou Franquias de Marca e Produto), trata-se de um sistema alternativo (e não exclusivo) de distribuição de produtos ou serviços. O franqueador licencia sua marca ao franqueado e distribui seus produtos ou serviços sem exclusividade, ou seja, os mesmos produtos ou serviços podem ser encontrados em outros varejistas ou prestadores de serviços que não os franqueados.

Caracterizam-se pela licença de uso de marca e pouco suporte ao franqueado. São aquelas em que não há exclusividade em favor do franqueado. Os mesmos produtos ou serviços podem ser encontra- dos em diversos pontos de venda, inclusive em lojas multimarcas. É comum entre fornecedores de produtos cujo não é amplo o suficiente para sustentar sozinhos os custos operacionais de uma unidade.

• Franquias de Segunda Geração (Traditional Franchises). Oferecem um pouco mais de suporte ao franqueado. Geralmente o franqueado é obrigado a comprar a mercadoria do franqueador e os royalties e taxas de promoções estão embutidas no preço da mercadoria. Diferente- mente da primeira, os produtos ou serviços são encontrados apenas nos estabelecimentos que integram a rede que opera sob a marca licenciada pelo franqueador.

Assim como ocorre com as franquias de 1ª Geração, a ênfase continua na licença de uso de marca associada à revenda de certos produtos ou à prestação de certos serviços (que quase sempre envolvem a utilização de produtos, equipamentos ou insumos fornecidos pelo próprio franqueador). A diferença básica entre esses dois tipos de franquia reside no fato de que, nas franquias de 2ª Geração, os produtos ou serviços é que são a razão de ser do negócio. Pode ser uma franquia de revenda ou distribuição exclusiva, e é muito comumente utilizada no segmento de confecções e acessórios.

A tendência é que as empresas que se utilizam desse esquema de atuação acabem optando por evoluir para o patamar seguinte, as franquias de 3ª Geração. Aliás, muitas já o fizeram, ou estão fazendo.

• Franquias de Terceira Geração (também chamadas de Franquias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com