TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Artigo: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  2.295 Palavras (10 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 1

Nome da Empresa:Grupo Bem Barato

Localização: Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3100 – Jardim Imperador, São Bernardo do Campo, 09851-070

Segmento: Rede Atacadista

Porte:Grande

Missão:É oferecer aos clientes e parceiros, produtos e serviços de alta qualidade, preços competitivos, proporcionar bem-estar em um ambiente agradável, fazendo o melhor para seus clientes

Valores:Ética, respeito aos consumidores, trabalho em equipe, responsabilidade social, inovação, confiança e inovação.

Metas: Em médio prazo, criar estrutura própria de armazenagem, distribuição, centralização das políticas de RH e gestão administrativa, implementar a criação de lojas próprias.

Produtos comercializados

Produtos alimentícios: Laticínios, embutidos, congelados, doces, especiarias, farináceos, hortifruti e enlatados.

Limpeza: Produtos para limpeza geral.

Acessórios: acessórios gerais, embalagens e utensílios.

Publico alvo: consumidor diário ecomerciantes.

Número de colaboradores: 400 funcionários.

Dados da pessoa do RH:Geralda Batista da Silva

Graduação:Gestão de Recursos Humanos

Ano:cursando 3º semestre.

Instituição: Universidade Anhanguera Bandeirantes

Tempo de trabalho na empresa: 3 anos

Atividades realizadas no RH:Recrutamento e seleção, desenvolvimento organizacional, controle de folha de ponto e remuneração.

Para muitas organizações o treinamento é visto como algo desnecessário, mas o treinamento é uma ferramenta muito importantee fundamental para a sobrevivência das organizações.

O treinamento visa à lucratividade das organizações e acabam sendo uteis também para a vida profissional e pessoal do funcionário. As empresas investem em treinamentos técnicos e comportamentais já que existem metas a serem alcançadas e estão relacionadas ao crescimento da empresa.Os treinamentos ajudam os colaboradores a discutir problemas de negócios para haver melhorias dentro da empresa e desta forma os benefícios são inúmeros para todos.

É necessário um treinamento focado e personalizado nas necessidades de cada equipe ou cada profissional, essa é a melhor forma de se ter um bom investimento, pois se o funcionário não entender que essas orientações servem para a melhoria de seu desempenho dificilmente irá haver valorização, por isso é importante que haja contato entre gestor, organizador, RH e os colaboradores que recebem o treinamento.

Os cargos administrativos também devem ser aprimorados, não são apenas as linhas de produções ou colaboradores dos cargos operacionais que devem passar por treinamentos.Osadministrativos e funcionáriosde alta gestão também devem se manter atualizados através dessas ferramentas de treinamento.

Atualmente todos os profissionais devem se atualizar e também devem buscar se especializar por conta própria, porém há treinamentos diferentes para cada tipo de liderança.

Empresas bem estruturada, com ambiente de trabalho agradável e equipes bem qualificadas são vistas de forma positiva no mercado e ganham vantagem em relação às outras menos preparadas.

ETAPA 2

Treinamento como ferramenta estratégica para o crescimento organizacional

“As empresas precisam de pessoas motivadas para que o tão propalado binômio produtividade – qualidade aconteça” ( Vergara 2000 p.43)

Nota-se que não adianta o funcionário ser motivado, ele tem que ser qualificado também para melhor desenvolvimento na organização.

A satisfação do profissional estão diretamente relacionados as: produtividades e bom desempenho do empregado.

O treinamento dentro da organização tem a visão de sempre melhorar o desenvolvimento do empregado na organização; Treinamento é : o objetivo de repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades, ou atitudes relacionadas diretamente a execução de tarefas.

A visão de um treinamento em uma organização é a atualização e o aperfeiçoamento das habilidades técnicas do empregado. Não podemos esquecer que empregados treinado, traz muito retorno para organização.

Temos que citar aqui a diferença entre treinamento de desenvolvimento das pessoas sendo: Treinamento nada mais é que a melhora das habilidades e desempenho do empregado. O desenvolvimento é voltado para novos cargos na organização, com novas capacidades e habilidades aprendidas pelo empregado.

Treinamento é para o presente e desenvolvimento para cargos futuros.

Existe também 2 métodos de treinamento , o formal e o informal, sendo eles : Formal tem todo um planejamento que fique com uma forma estruturado; o Informal não é estruturado, nem planejado, porém ensina habilidades para manter o funcionário atualizado.

O treinamento dentro de uma organização serve para aprendizagem dos empregados, para um melhor serviço dentro da organização.

Exemplo: Se a organização foi mudada ou vendida por algum motivo, tem que ter o treinamento para as novas regras, normas da organização.

Temos também cenário relativo e cenário prospectivo. Sendo: Cenário relativo, o treinamento é dado para correção de alguma falha que já aconteceu na organização; Cenário prospectivo é a prevenção de possíveis falhas na organização.

O planejamento do treinamento é uma coisa muito importante também pois ali temos que definir quais as técnicas vamos usar para a melhor aprendizagem dos empregados; Quais os recursos vão ser usados como, data show, vídeo, apostila, etc., sempre visando proporcionar o máximo de eficácia possível nos objetivos pretendidos pela organização.

Aprendiz dentro de uma organização pode ser qualquer pessoa da organização, que precisa melhorar seus conhecimentos em algumas áreas da organização.

Instrutores são pessoas com mais experiência ou especializada em alguma área que vai transmitir seus conhecimentos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com