TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE FUNCIONA PARA ATLETAS DO PROFISSIONAL NO VITÓRIA FUTEBOL CLUBE?

Por:   •  4/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESPIRITO SANTO-UNESC[pic 1]

FERNANDO JUNIOR PIRES LOPES

          RICARDO KERCOVSKY FACHETTI

O TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE FUNCIONA PARA ATLETAS DO PROFISSIONAL NO VITÓRIA FUTEBOL CLUBE?

COLATINA

2018

FERNANDO JUNIOR PIRES LOPES

RICARDO KERCOVSKY FACHETTI

O TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE FUNCIONA PARA ATLETAS DO PROFISSIONAL NO VITÓRIA FUTEBOL CLUBE?

[pic 2]

COLATINA

2018[pic 3]

1.PROBLEMA DE PESQUISA

        O treinamento intervalado de alta intensidade funciona para atletas do profissional no Vitória Futebol Clube?

2. HIPÓTESES

O treinamento de tempo intervalado funciona para atletas de futebol, visto que este método desenvolve as capacidades de força, velocidade e resistência.

O treinamento de tempo intervalado não funciona para atletas de futebol, uma vez que o tal método não desenvolve as capacidades de força, velocidade e resistência.

3. JUSTIFICATIVA

Sabe-se que o treinamento intervalado apresenta uma característica geral, que é oscilar as cargas, ora altas, ora baixas. Observa-se assim, que tal tema abordado de forma mais detalhada poderá esclarecer uma série de indagações ocorrentes no dia a dia de um atleta de futebol retratando situações reais de um desporto.

        Segundo o site Fitness Brasil (2015), cabe ao profissional da área de Educação Física a definição da intensidade que melhor atenderá as necessidades do atleta, o proporcionando assim, um maior conhecimento. Sabe-se também que o tal fator influencia no trabalho de outros profissionais, como fisioterapeutas, uma vez que contribuirá na prevenção de lesões.

        Observa-se que com a introdução do treinamento intervalado na rotina de um atleta trará vários benefícios para o mesmo. Pois há um ganho maior na resistência muscular e aeróbica além da menor ocorrência de lesões, fatores esses que promoverão o rendimento do atleta.

4. OBJETIVO GERAL

        Avaliar atletas profissionais no Vitória Futebol Clube, com o treinamento intervalado, para competir em alto rendimento.

5. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Observar uma rotina de treinos com variações de cargas;

Acompanhar avaliações periódicas para saber como está às condições musculares dos atletas;

Participar de amistosos, a fim de obter um parâmetro de nível físico-técnico dos atletas.

6. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Segundo GIL (2008) apud Guia da Monografia, a pesquisa de campo estuda um único grupo ou comunidade em termos de sua estrutura social, ou seja, ressaltando a interação de seus componentes. Assim, o estudo de campo tende a utilizar muito mais técnicas de observação do que de interrogação. Procuram muito mais o aprofundamento das questões propostas.

No presente trabalho iremos abordar a pesquisa de campo com finalidade de conhecer a rotina de treinamento intervalado do Futebol Clube Vitória. Tal forma de pesquisa é de grande importância, pois através dela iremos ter o contato direto com os entrevistados visitando as dependências do clube, observando a aplicação das atividades relacionadas ao problema de pesquisa e acompanhando avaliações sobre qual o estado dos atletas pré e pós o treinamento imposto.

Paralelo a isso, será abordada também uma pesquisa bibliográfica para mostrar que a parte teórica casa com a parte prática. Trazendo assim maior validade e conhecimento para o trabalho descrito.

7. REFERENCIAL TEÓRICO

 

Segundo Benedet e Silva (2018), o treinamento intervalado é um modelo de exercício de pequena duração no qual são concentrados variados estímulos de elevada intensidade, intercalados por descansos em baixa intensidade.

Treinamento intervalado é o método de exercícios no qual ocorre um espaçamento dos períodos de exercícios e de recuperação. Esse intervalo de recuperação pode ser ativo ou passivo, dependendo da intensidade do treino que se objetiva realizar, pois o treinamento intervalado consegue aprimorar a capacidade de diferentes sistemas de transferência de energia (McARDLE et al,1996 apud ALMEIDA e PIRES, 2008).

O referido treinamento consiste na aplicação repetida de exercícios e períodos de descanso de modo alternado (BROOKS, 2000 apud ALMEIDA e PIRES, 2008).

McArdle, Katch F. e Katch V. (2002) dizem que momentos de intensa atividade intercalados com um despêndio de potência de moderada a baixa diferenciam muitos desportos e exercícios diários.

O treinamento intervalado apresenta uma característica básica de oscilar as cargas de treinamento. Impor ao organismo cargas em um momento altas em outro momento sobrecargas de intensidade baixas ou moderadas (SITE TREINO EM FOCO).

Mantovani e Frisselli (1999) apud Universidade do Futebol (2007) dizem que, a princípio, este tipo de treinamento fundamenta-se no controle de passadas, controle do ritmo e o fracionamento do trabalho em partes mais numerosas e mais curtas.

O treinamento de tempo intervalado é considerado por muitos profissionais um marco na evolução do treinamento desportivo, visto que o seu aparecimento marca o início do período cientifico nos treinos voltados ao esporte. Sua origem vem após a Primeira Guerra Mundial, na Finlândia, graças aos trabalhos pioneiros de Pinkala, que desenvolveu uma sistematização mais racional e completa do treinamento que, embora empírica, contribuiu para a melhora do preparo desportivo (MANTOVANI e FRISSELLI,1999 apud UNIVERSIDADE DO FUTEBOL, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com