TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA ATLETAS DE JIU-JITSU

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1] 

Carina Ricardo Cavalari - 8030768  

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMA DE TREINAMENTO PARA ATLETAS DE JIU-JITSU

 

 

 

 

Trabalho          apresentado  ao    Centro Universitário      Claretiano            para  Curso de Extensão de Treinamento Desportivo como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor Murilo Bastos.      

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FLORIANÓPOLIS

2018

Introdução 

O trabalho a seguir têm o objetivo de elaborar um programa de musculação para atletas de Jiu-Jitsu, com intuito de melhorar a técnica dos movimentos usados na luta, aumentar densidade muscular, força muscular e  articular para praticarem uma luta baixo riscos de lesões e maior capacidade para vencer.  

Treino de força 

Para se tornar um grande atleta e alcançar os objetivos desejados, é necessário antes de tudo muita disciplina, dedicação e compromisso, além de dominar as técnicas dos treinamentos usados, citando aqui o  treinamento resistido, utilizado para o aperfeiçoamento dos movimentos e desenvolvimento de força e estabilização articular e muscular. Para atender os objetivos específicos de cada aluno é importante desenvolver um programa de treinamento individualizado, com especificidade e variabilidade, tendo uma boa compreensão dos princípios básicos do treinamento de força, para permitir adaptações e melhorias no desempenho do atleta.  A força muscular é causada por adaptações neurais e provém especificamente do tipo de ação utilizada no treinamento resistido. Sendo assim, o programa de treinamento deve incluir ações musculares mais usadas durante a prática do esporte, resultado no ganho de força através do recrutamento dos músculos e articulações que realizam determinado tipo de movimento no golpe.

Treinamento Resistido para Atletas de Jiu-Jitsu 

Aquecimento    

No aquecimento será realizada uma série de 30 repetições com metade da carga utilizada realizar o exercício. Esse aquecimento neuromuscular é usado para aumentar a eficiência mecânica da contração muscular devido a diminuição da viscosidade em nível celular, melhorar  a eficiência da função neuromuscular pelo aumento da temperatura local, facilitar o recrutamento das unidades motoras, aumentar o fluxo sanguíneo através dos tecidos ativos pelos vasos de dilatação local acompanhado dos vasos constrição nos músculos inativos e provocar o aumento da velocidade de contração e relaxamento dos músculos e ligamentos.

 

Treino três vezes na semana 

O treino será feito três vezes na semana, cada dia será trabalhado todos os músculos, sendo um exercício por músculo, e um multiarticular para MMII, com três séries e 4 tiros cada série sem descanso. A carga deve ser pesada o suficiente para não aguentar fazer mais repetições do que pedido.
Ex: Primeira série de 10 repetições, vai diminuir a carga e fazer 12 repetições, diminuir novamente a carga fazer 15 repetições, diminuir mais uma vez a carga e fazer 18 repetições.
Acabando os 4 tiros o atleta descansará de 3 a 4 minutos, feito o descanso, voltará a fazer a segunda série com mais 4 tiros e assim também fará com a terceira  série.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (200.8 Kb)   docx (52.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com