TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRINUMIO TECNOLOGIA, TUTOR E MATERIAL DIDATIC NAS DIREITOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM EAD

Tese: TRINUMIO TECNOLOGIA, TUTOR E MATERIAL DIDATIC NAS DIREITOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS EM EAD. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Tese  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 9

O TRINÔMIO TECNOLOGIAS, TUTORIA E MATERIAL DIDÁTICO EM PRÓL DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD.

INTRODUÇÃO

A Educação a distância tem sido amplamente difundida na atualidade, é crescente a cada dia o número de adeptos a este tipo de Educação, principalmente, para fins de conclusão do Ensino Superior e Pós-graduações. Este fenômeno ocorre mediante importantes fatores que diferem a EAD, da educação presencial, tais como: flexibilidade de horários para realização do processo de construção do conhecimento, diversidade dos locais para acessar o material.

E em se falando de tecnologias, é justamente ao desabrochar espantoso das inovações tecnológicas que o estudo EAD, ficou muito mais prático e viável a grande parte da população brasileira, a internet, a web, videoconferências, teleaulas e a transmissão satelitária são alguns itens que cabe destacar.

Surge em meio a todo este contexto novos profissionais que dedicam-se ao monitoramento e mediação do conhecimento, os chamados tutores a distância que estão geograficamente distantes dos alunos, exercendo sua função na Instituição de Ensino e os tutores presenciais que atuam diretamente em contato com os alunos nos Polos de Apoio Presencial, ambos de suma importância no processo de elaboração do conhecimento do aluno.

Completando o trinômio proposto apresentamos assuntos correlacionados ao material didático, disponibilizado ao discente a fim de ampliar suas possibilidades de aquisição e construção autônoma do conhecimento, atuando em seu contexto social como ser crítico e pesquisador.

DESENVOLVIMENTO

A proposta educacional a distância, surgiu debalde as fundamentações teóricas de renomados nomes, como os célebres Vygotsk e Piaget , mediante suas correntes fincadas na interação, ou melhor a teoria sócio-histórica de Vygostsky, a qual vê o ser humano a partir das suas relações sociais, logo para ele aprendizagem ocorre na interação com o outro, onde gera-se um conhecimento coletivo, no entanto, para Piaget na Epistemologia genética o conhecimento é gerado mediatizado pelo meio em uma relação de interação.

Tecnologias em EAD

A globalização, as mudanças na sociedade, crescimento da inserção da mulher no mercado de trabalho, as inovações tecnológicas, necessidade de formação superior dinâmica e flexível em horários, formações continuadas dos profissionais em espaços geográficos sem cursos de pós-graduações, dentre outros fatores, conduziram o Brasil e o mundo a EAD.

[...] o uso da tecnologia na Educação tem o papel de auxiliar na tentativa de diminuir essa distância pedagógica, proporcionando formas de comunicação e interação entre os alunos e a equipe pedagógica, para que haja uma contrução do conhecimento significativa. (ALVES, 2013, p.12)

O aluno é desafiado a um processo de estudo dinâmico, interativo, com apresentação de diferentes sistemas tecnológicos e de multimídias, que tende a formar estudantes ao mesmo tempo críticos e criativos, além de atuantes no contexto que vivem, prontos a enfrentar os apresentados no século XXI.

Na busca pela qualificação e informação alunos, tutores, professores conteudistas, professores palestrantes, mergulham no mundo EAD, e como muito bem pontuou Faria (2010 apud ALVES, 2013, p.8), este aluno passa de ser meramente passivo para ser “sujeito ativo do processo e, portanto, protagonista na construção do conhecimento”.

Tecnologia, comunicação e interação, são fundamentais no processo de aprendizagem a distância. Vivemos em meio a uma sociedade da informação, onde, as famosas NTICS (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) são referencias para a comunicação em massa e podemos utilizar em EAD desde o método clássico do material impresso ao transportar dos moodle e (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem, passando pelas videoaulas e teleconferências via satélite, videoconferência e chats e outros.

[...] o Ministério da Educação e 2007, conceitua Ambientes Virtuais de Aprendizagens (AVAs) como: programas que permitem o armazenamento, a administração e a disponibilização de conteúdos no formato Web. Destacando: 1. Aulas virtuais; 2. Objetos de Aprendizagem; 3. Simuladores; 4. Fóruns; 5. Salas de bate-papo; 6. Conexões a materiais externos; 7. Atividades interativas; 8. Tarefas virtuais; 9. Animações e 10. Textos colarativos (wiki). (ALVES, 2013, p.26).

Além das tecnologias, da flexibilidade com tempo e espaço, a diversidade de materiais didáticos que veremos mais adiante, das possibilidades de interação e relacionamentos com tutores e colegas de diferentes parte do Brasil, a EAD traz uma gama de novas possibilidades, além do aspecto da acessibilidade com uma formatação específica para atender PCD (Pessoas com deficiência), com legendas em libras, português, programas de leituras de texto e a possibilidade de aumentar o tamanho da fonte no (AVA).

Para o perfeito equilíbrio das tecnologias não basta equipamentos e máquinas sofisticadas, é necessário todo um recurso humano devidamente capacitado apara manuseio das mesmas, sendo assim, um bom curso EAD, necessitará de uma equipe de suporte logístico e tecnológico, para que de fato, as informações e a comunicação sejam receptivas e gerem conhecimento e não transtornos a discentes e docentes.

Além do mais, a tecnologia vai mais além envolve todo o processo da produção a distribuição e recebimento dos materiais dos alunos, passando por uma equipe de produção de mídia, programadores e designer instrucionais.

Tutoria em EAD

O tutor parte do trinômio em EAD é como a mola propulsora, que impulsiona o estudante adiante na caminhada em busca da construção do conhecimento. No entanto, ele não realiza este trabalho sozinho, ao contrário conta com uma equipe multidisciplinar agregada por outros profissionais de tanto valor quanto, são estes os docentes e o quadro de pessoal técnico-administrativo, nas dimensões administrativa e tecnológica.

Os tutores podem ser a distância ou presencial, os mesmos exercem função de mediação do processo de ensino-aprendizagem, acompanham e participam das correções das avaliações, além de saber manusear os meios tecnológicos e a plataforma.

Tutores a distância estão geograficamente longe dos estudantes, no entanto esclarecem dúvidas por meio de fóruns de discussão e e-mails. De acordo com Alves (2013 p.40) eles precisam inserir espaços para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com