TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela Price

Casos: Tabela Price. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 2

Tabela Price

Tabela Price, também chamado de sistema francês de amortização, é um método usado em amortização de empréstimo cuja principal característica é apresentar prestações (ou parcelas) iguais1 . O método foi apresentado em 1771 por Richard Price em sua obra "Observações sobre Pagamentos Remissivos"

O sistema de cálculo conhecido como Tabela Price é adotado no Brasil por todas as financeiras em seus contratos de financiamentos e empréstimos, por gerar mais lucros através da aplicação de juros compostos, diferentemente do método de Gauus onde a cobrança de juros é simples.

Os financiamentos utilizando a tabela Price são oferecidos com o propósito de prestações fixas ao longo do período de quitação do bem, sem aumento por algum tipo de correção (dependendo do contrato de financiamento). O método Price consiste em calcular prestações fixas, sendo que o saldo devedor é amortizado aos poucos, até a quitação do débito. Os juros estão embutidos nas prestações, a seguir iremos construir uma tabela especificando o valor dos juros pagos e da amortização sobre o valor do saldo devedor. Assim teremos condições de analisar todos os passos mensais de um empréstimo

Ao contrário de muitos comentários que dizem que o método de amortização utilizado na Tabela Price não incide juros compostos, referido método gera o anatocismo dentro de sua fórmula, antes mesmo de ser elaborado a tabela discriminativa das prestações, é por isso que não conseguem ver o anatocismo, porque focam somente a amortização numa fase posterior, quando na verdade o anatocismo é verificado na própria fórmula que gera a parcela e o juros, sendo sua fórmula exponêncial.

O método foi idealizado pelo seu autor para pensões e aposentadorias. No entanto, foi a partir da 2ª revolução industrial que sua metodologia de cálculo foi aproveitada para cálculos de amortização de empréstimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com