TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela Teóricos Psicologia

Trabalho Universitário: Tabela Teóricos Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2013  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

TEÓRICOS

DESENVOLVIMENTO HUMANO

MOTRICIDADE

LINGUAGEM E COGNIÇÃO

PIAGET

Para os teóricos Construcionistas, tendo como ícone Piaget, o desenvolvimento é construído a partir de uma interação entre o desenvolvimento biológico e as relações da criança com o meio.

A motricidade, tanto ampla como fina, se aperfeiçoa. Nesta etapa a criança inicia a corrida, pode começar a subir e descer escadas. Sua manipulação também se aperfeiçoa.

Explica que o desenvolvimento cognitivo é um processo que se realiza em todo o ser humano e tem caráter sequencial, ocorrendo numa série de estágios.

Para ele a linguagem é adquirida através da experiência da criança, de forma interacionista, com o meio físico.

VYGOSTKY

Para Vygotsky, criador da teoria Sócio-Interacionista, existem relações recíprocas entre o desenvolvimento e a aprendizagem, pois a aprendizagem impulsiona o desenvolvimento, e este, por sua vez, cria novos patamares para a aprendizagem.

Acredita que através do auxílio de um adulto, as crianças poderiam resolver determinados problemas que antes seriam impossíveis, para elas, resolverem sozinhas.

As brincadeiras, o faz de conta e o imaginário fazem com que o cognitivo das crianças se desperte criando uma linguagem.

WALLON

Henri Wallon reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no Desenvolvimento Humano, estudando-o a partir do Desenvolvimento Psíquico da criança.

A motricidade contém uma dimensão psíquica, e é um deslocamento no espaço de uma totalidade motora, afetiva e cognitiva.

Segundo ele as conquistas voltadas para o meio no cognitivo, através de imagens e representações, farão com que as crianças alcancem o conhecimento, permitindo, a elas, registrar e rever o passado, avaliar e situar o presente e projetar o futuro.

MONTESSORI

Afirmava que o desenvolvimento se dava a partir de estímulos externos que deveriam ser preestabelecidos. Em sala de aula a criança deveria ser livre para agir sobre os objetos, também já selecionados.

Através do uso de materiais concretos, com o intuito de promover a máxima integração entre aluno e matéria, promovendo a manipulação e o estímulo sensorial.

A linguagem e a cognição seriam estimuladas a partir da interação com o meio e com outros indivíduos.

WALDORF

Afirmava que, para atingir a formação do ser humano, a pedagogia deveria atuar no desenvolvimento físico, mental e espiritual do aluno.

Acreditava que era através do incentivo de agir, utilizando atividade corpórea em todas as aulas, que a criança poderia se desenvolver.

Através de abordagens artísticas e nas atividades artesanais se estimularia o sentir e o pensar, cultivado gradativamente desde a mais tenra idade escolar, incentivado por contos e mitos, até atingir o pensamento abstrato científico (no Ensino Médio)

FREINET

Postulava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com