TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabela Verdade

Dissertações: Tabela Verdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  750 Visualizações

Página 1 de 2

0 P Q R

1 v v v

2 v v f

3 v f v

4 v f f

5 f v v

6 f v f

7 f f v

8 f f f

Lógica Matemática

Imagine que você foi convocado a participar de um júri em um processo criminal e o advogado de defesa apresenta os seguintes argumentos:

“Se meu cliente fosse culpado, a faca estaria na gaveta. Ou a faca não estava na gaveta ou José da Silva viu a faca. Se a faca não estava lá no dia 10 de outubro, segue que José da Silva não viu a faca. Além disso, se a faca estava lá no dia 10 de outubro, então a faca estava na gaveta e o martelo estava no celeiro. Mas todos sabemos que o martelo não estava no celeiro. Portanto, senhoras e senhores do júri, meu cliente é inocente.

Pergunta: O argumento do advogado esta correto? Como você deveria votar o destino do réu?

E mais fácil responder a essa pergunta reescrevendo o argumento com a notação de logica formal, que retira todo o palavrório que causa confusão e permite que nos concentremos na argumentação subjacente.

A logica formal fornece as bases para o método de pensar organizado e cuidadoso que caracteriza qualquer atividade racional.

"Lógica: Coerência de raciocínio, de ideias. Modo de raciocinar peculiar a alguém, ou a um grupo. Sequencia coerente, regular e necessária de acontecimentos, de coisas." (dicionário Aurélio), portanto podemos dizer que a Logica e a ciência do raciocínio.

1. PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS EM LÓGICA MATEMÁTICA

1.1 CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Partindo-se do contexto histórico, a lógica enquanto ciência do raciocínio pode ser subdividida em duas grandes correntes, quais sejam: Lógica Clássica e Lógica Formal.

Enquanto Lógica Clássica esta fundamentada em processos não matemáticos, processos não analíticos, sendo que suas verdades advêm de entidades filosóficas. Pode-se dizer que a Lógica Clássica tem um caráter intuitivo.

Enquanto Lógica Formal, a qual encerra dentre outras tendências a Lógica Matemática, esta baseada em métodos e técnicas matemáticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com