TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tarefa6 Pigead

Casos: Tarefa6 Pigead. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  439 Palavras (2 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 2

PIGEAD - Disciplina: Desenvolvimento de Curso com Foco no aluno

Aula nº 3: Entendendo um pouco mais o processo de aprendizagem: Motivação, Atenção e Memória. (p.90)

“Devemos lembrar, nesse sentido, que o professor pode ser um excelente mediador entre os motivos individuais e os objetivos a serem alcançados, atuando como agente socializador. Para isso, no entanto,é claro que ele também precisa estar motivado, intrínseca e extrinsecamente, de modo a viver sua experiência como prazerosa, útil e necessária”.

Sugestão:

Atuando como agente socializador o tutor também deve estar motivado. A motivação intrínseca é muito subjetiva, pessoal, poderia se investir mais em capacitação e aprimoramento profissional, além de cursos de especialização, cursos de pós, mestrado e doutorado voltados a Ead. Já a motivação extrínseca tem como fato relevante a baixa remuneração do tutor, esse não deveria ser um bolsista e sim um profissional reconhecido e com todas as garantias trabalhistas. Só assim a tutoria deixaria de ser encarada como um “bico”, evitando o grande êxodo de profissionais que se dedicam, estudam, fazem cursos de aperfeiçoamento e no final são obrigados a deixar suas atividades em prol de melhores condições de vida e de reconhecimento profissional.

Aula nº 6: Tutoria Presencial e tutoria a Distancia ( p. 99)

“Entre esses ambientes, o Moodle é um bom exemplo. É importante lembrar, no entanto que, no espaço virtual, facilidade de uso e segurança constituem um binômio complexo. Além disso, o que pode ser considerado óbvio e intuitivo, pode ser percebido de forma diferente por usuários experientes e iniciantes. Assim, é necessário que tutores e estudantes contem com um período de adaptação às operações de acesso, navegação e uso de ferramentas em qualquer ambiente virtual de aprendizagem. Devemos lembrar ainda que, quanto mais recursos disponíveis, maior a demanda pelo que chamamos de ambientação”.

Sugestão:

Trabalhar a complexidade do saber, na ótica reflexiva da construção da aprendizagem é um dos grandes desafios do Tutor. Desse modo é extremamente relevante que ele esteja sempre em um contínuo aprimoramento de suas atividades, para que isso aconteça é necessário que os cursos de especialização como o de PIGEAD e outros, enfoquem o maior número de recursos tecnológicos possíveis, através das diferentes ferramentas que permitem a interatividade entre o tutor e o aluno, as ferramentas assíncronas como o fórum já são bastante utilizadas e com uma excelente eficácia. No entanto como sugestão deveríamos desenvolver atividades utilizando outras ferramentas, síncronas, como o chat e a videoconferência em dias e horários pré determinados para a participação do aluno dentro da semana, desde modo, além de incentivar e interagir com o aluno em tempo real, desenvolve-se a ambientação e a diversificação da aprendizagem interativa tão importante na Ead.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com