TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Contabilidade

Trabalho Universitário: Tcc Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  4.851 Palavras (20 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 20

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Administração Regional do Distrito Federal – SENAC-DF

Relatório Final de Estágio

CURSO TÉCNICO EM CONTÁBILIDADE

Fabio Oliveira Silva

BRASÍLIA/DF

2013

FABIO OLIVEIRA SILVA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SOBRE A EMPRESA

ICTUS CONTABILIDADE

Relatório Apresentado para conclusão do Curso Técnico em Contabilidade realizado no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial/Administração Regional do Distrito Federal.

Relatório Aprovado em: _______ / _______ / 2013.

__________________________________

Orientador de Estágio

SUMÁRIO

FABIO OLIVEIRA SILVA 1

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SOBRE A EMPRESA 1

ictus contabilidade 1

RESUMO 2

INTRODUÇÃO 3

OBJETIVO 4

VISÃO GERAL DA EMPRESA 5

PROCEDIMENTOS BÁSICOS de CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL 7

DEPARTAMENTO CONTÁBIL 1 8

DEPARTAMENTO CONTABIL 2 9

Plano de contas 11

Balancete de Verificação 15

Análise financeira de 2013 16

Histórico de atividades contábil 2013 17

DEPARTAMENTO FISCAL 18

DEPARTAMENTO DE PESSOAL 37

Rotinas Aplicadas na Admissão de Pessoal 38

Conclusão 47

BIBLIOGRAFIA 48

ANEXOS 49

RESUMO

O estagio foi realizado na empresa Ictus Contabilidade, com à pratica nas áreas Contábil e Departamento de pessoal usando o programa CONTÁBIL PHOENIX e o departamento fiscal com o programa DEXION. Utilizou-se também o SEFIP para a geração de declarações.

INTRODUÇÃO

Este relatório tem como principal função mostra a prática e rotina contábil dentro da empresa, de forma clara e objetiva, possibilitando assim, um maior entendimento e aprendizado nos assuntos abordados.

OBJETIVO

O trabalho tem como principal objetivo desenvolver atividades da área contábil por meio do estagio supervisionado na empresa Ictus Contabilidade, como, folha de pagamento, lançamento de contas, admissão e demissão de funcionários, impostos a serem pagos. Reforçando e colocando em pratica o que foi desenvolvido em sala de aula, preparando-nos para o mercado de trabalho.

VISÃO GERAL DA EMPRESA

A empresa Ictus Contabilidade presta serviços a empresas comerciais, com atendimento a igreja e ONGs evangélicas, sendo um escritório com um diferencial em atendimento especializado nestes serviços.

A palavra Ictus vem do grego que significa peixe, trata-se também de um acróstico utilizado pelos cristãos primitivos, da expressão "Iesous Christos Theou Yios Soter", que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador"

PROCEDIMENTOS BÁSICOS DE CLASSIFICAÇÃO CONTÁBIL

Toda e qualquer operação realizada (compras, vendas, despesas, receitas etc..) tem seu reflexo imediato na contabilidade onde são registradas de acordo com a sua natureza e seus respectivos valores.

O ato de contabilizar essas operações chama-se CLASSIFICAÇÃO. Classificar uma conta representa debitar ou creditar esta conta de acordo com a operação realizada, e é dessa classificação que nascem os registros nos diversos livros (Diário, Razão, Caixa, etc..) que por sua vez dão origem aos Balanços e balancetes.

Para classificar determinada operação, temos que saber inicialmente das alterações que esta operação vai provocar nos elementos patrimoniais. Existem contas de: Ativo/ Passivo/Patrimônio Líquido positivo/Patrimônio Líquido negativo

O primeiro seguimento para determinar o débito ou crédito de certa conta, é saber a origem da mesma, se ele é um direito (Ativo), uma obrigação (Passivo) ou representa um elemento do Patrimônio Líquido positivo ou negativo.

Lembrando, o Ativo é composto das contas de saldo devedor e o Passivo das contas com saldo credor. O Patrimônio Líquido positivo é sempre creditado e o seu saldo é sempre credor, e o Patrimônio Líquido negativo, sempre debitado, seu saldo sempre devedor.

O primeiro lançamento que se faz em determinada conta terá que ser de acordo com a sua origem. Uma conta que represente um bem ou direito, seu valor inicial sempre a débito, pois se trata de uma conta do Ativo. Contas que representam obrigações seu valor inicial a crédito, trata-se de contas do Passivo. Contas do Patrimônio Líquido são unilaterais como já vimos, ou seja, despesas debitadas e receitas sempre creditadas. Exemplificando:

-Conta “Caixa” terá que fazer a débito, pois se trata de um bem, portanto, Ativo.

-Conta “Fornecedores” terá que creditar, pois representa uma obrigação, portanto, Passivo.

DEPARTAMENTO CONTÁBIL 1

Algumas das rotinas e serviços executados pelo Departamento Contábil: entrasse em contato com o cliente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com