TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc contabilidade

Por:   •  31/3/2015  •  Tese  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

As microempresas e pequenas empresas comerciais, industriais ou de serviços são empresas que necessitam de uma atenção especial. Com as constantes mudanças e aumentos na competitividade entre essas empresas, é cada vez mais necessária uma política especializada de gestão. E é por consequência dessas mudanças que surgiu a controladoria, representada pela figura do controller, que vem a cada dia crescendo e ganhando mercado.

Nos dias de hoje as empresas passam por problemas financeiros e gastos excessivos em impostos, estoques, despesas e outros gastos, devido à falta de planejamento e controle, para solucionar tudo isso, elas devem buscar soluções inovadoras, para que tenham retorno futuro e sucesso em suas empresas, através do planejamento tributário, planejamento estratégico, plano de negócios e controladoria.

O objetivo deste trabalho é de desenvolver técnicas de planejamento estratégico, planejamento tributário, plano de negócios e controladoria de empresas. A metodologia utilizada inclui pesquisas bibliográficas, documental, descritiva e o estudo de caso. Após a análise do estudo de caso, verificou-se, a grande importância de desenvolver as técnicas de planejamento e de controle que serão ferramentas para o crescimento na gestão da microempresa e das pequenas empresas.

Quanto ao plano de negócios é um fator importante para microempresa e pequenas empresas é o processo de validação de uma ideia, que o empreendedor realiza através do planejamento detalhado da empresa, Segundo Filio, Dolabela (2000). É um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Suas finalidades são: No sentido interno do empreendimento para proveito próprio, o plano de negócios será o mapa de percurso e como um plano operacional ou como um plano para dirigir suas operações. No sentido externo do empreendimento ou para informar terceiros. O plano de negócios é um pré-requisito para se falar com um capitalista e/ ou outros investidores. É também um documento para impressionar seu banco, no momento que solicita um empréstimo e provar a viabilidade de sua ideia empresarial. Outras razões para elaborar um plano de negócios podem ser constatadas, como: Validar a ideia de um novo produto ou serviço, orientar a implantação de um negócio, promover a sensibilização de potenciais parceiros, identificar oportunidades e transformá-las em diferencial, diminuir a probabilidade de morte precoce dos empreendimentos, capitalizar recursos junto aos investidores e ao mercado, diminuir riscos, identificar melhor os clientes, o mercado e as estratégias, desenvolver uma empresa já existente, lançar um novo produto ou serviço e ser um instrumento de comunicação para diferentes públicos.

2. CONTEXTUALIZAÇÃO

Para elaborar um plano de negócios, é preciso observação e cuidado em sua elaboração. O plano de negócios é feito no papel e “a lápis”, pois está sujeito a correções. Quanto melhor a aparência e quanto mais claras as ideias, melhores serão os resultados. Ele pode ser usado para se conseguir novos sócios e investidores, para obter parcerias com fornecedores e clientes ou para obter parcerias com fornecedores e clientes, ou mesmo apresentado a bancos para a solicitação de financiamentos. O maior usuário pode ser eu mesma. O plano de negócio deve ser elaborado de forma eficaz, tendo em conta que o plano de negócios é um documento para quem o lê, e não para quem o faz.

De acordo com as informações estatísticas do SEBRAE, nove, em cada dez empresas, são micro ou pequenas empresas devido à falta de emprego, muitos resolveram partir para constituição de empresas, devido ser uma alternativa imediata. Apesar de haver variados números de empresas abertas, não conseguem sobreviver dentro de um prazo de cinco anos.

O que mais traz a insegurança a esses empresários é a pressão do cotidiano, da concorrência, falta de preparo, de planejamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com