TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica Educação Fisica

Artigo: Tecnica Educação Fisica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  669 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

Podemos definir fundamentos técnicos do futsal como gestos esportivos que são realizados com o menor gasto de energia e com a máxima precisão possível. Cabe-nos ressaltar que estes gestos podem ser treinados e aprimorados e são básicos para o bom desenvolvimento da partida de futsal.

De acordo com Andrade Junior (2009) a técnica do futsal é tudo aquilo que o atleta faz individualmente dentro da quadra de jogo. Segundo Figueira (2004) a técnica proporciona o maior nível de desempenho no praticante da modalidade de forma objetiva e econômica. Voser (2003) segue a mesma linha, ao definir a técnica como todo o gesto ou movimento realizado pelo atleta que lhe permite dar continuidade e desenvolvimento ao jogo. Ou também como uma sequência sem fim de movimentos realizados em uma partida, tendo como base os fundamentos do futsal.

Com isso, seguindo o proposto por Santini e Voser (2008) abordaremos os principais fundamentos do jogo de futsal, os quais são divididos em passe, chute, domínio, condução, drible, finta, marcação, e cabeceio.

Analise Técnicas do Futsal

Sabe-se que a técnica obedece a princípios de ordem científica com base na análise do movimento, na sua mecânica e na ação de alguns grupamentos musculares, principalmente de membros inferiores.

Se desenvolvermos um trabalho de iniciação com crianças, devemos compreender suas necessidades físicas, psíquicas e sociais, saber de seus interesses e o nível de capacidade motora em que ela se encontra. Conhecendo estes aspectos, é possível saber se essas crianças poderão ou não exercer domínio sobre as técnicas individuais que o futsal requer.

Tendo em vista as características do jogo de futsal, que indicam a necessidade de interação dos aspectos técnicos (motores) e táticos (cognitivos) do jogo, estes aqui são considerados como conteúdos técnico-táticos.

Ações motoras sem bola

Deslocamentos simples (frente e de costas) e corridas em linha reta e sinuosa.

Saltos: partindo de posição estática ou dinâmica, com queda nos dois pés ou um pé.

Deslocamentos: com parada brusca, em paralelo, diagonal, lateral, parada brusca e fugida, mudanças de direção (para paralela, para diagonal, após aproximação) e alternando profundidade e largura.

Condução

Ação de progredir com a bola pelo espaço de jogo.

Quanto à trajetória. Retilínea, sinuosa, rasteiro e em suspensão; - face interna, externa, dorso, sola do pé, coxa e cabeça.

Passe

Ação de enviar a bola para um colega.

Quanto à distância:

Curto, médio e longo.

Quanto ao espaço de jogo:

Lateral, diagonal e paralelo.

Quanto à trajetória:

Rasteiro, parabólico e meia altura.

Quanto à execução:

Face interna, externa, anterior, solado e dorso do pé, coxa, peito, cabeça e calcanhar.

Chute

Ação de golpear a bola em direção à meta/gol.

Quanto ao movimento:

Bola e executante parados ou em movimento.

Quanto ao tipo:

Simples, bate pronto, bico, vôlei, bicicleta.

Quanto à trajetória: Rasteiro, alto e meia altura.

Drible

Ação de superar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com