TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnica Terapia Manual

Ensaios: Tecnica Terapia Manual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  4.918 Palavras (20 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 20

Sistema Linfático

O sistema linfático representa uma via auxiliar de drenagem do sistema venoso. Líquidos provenientes do interstício são devolvidos ao sangue através da circulação linfática, que está intimamente ligada a circulação sanguínea e os líquidos teciduais.

O sistema linfático faz parte do sistema circulatório transportando a linfa, que é de fundamental importância para o nosso organismo, recolocando no sistema venoso tudo aquilo que ele não conseguiu remover do espaço intersticial.

É uma via secundária de acesso por onde liquidos insterticiais passam ao sistema ao sistema através dos processos de filtração e absorção.

• Processo de filtração: o sangue envia nutrientes, hormônios, CO2, O2 para o corpo.

• Processo de absorção: tais nutrientes retornam a corrente sanguinea.

Componentes do sistema Linfático

Linfa: nome que o liquido intersticial recebe quando passa para dentro dos capilares linfático. Apresenta uma composição semelhante ao plasma sanguineo. Difere do sangue pela ausência de células sanguíneas.

Tudo aquilo que foi produzido pelo organismo, com os produtos de excreção tóxicos das células, restos celulares, bactérias e outras substancias, e que não conseguem retornar pelas veias, retornam pelo sistema linfático.

Vasos linfáticos: possuem grande capacidade de reparação e de formação de novos vasos após danos. Eles se formam por divisão mitótica a partir de vasos que permanecem com brotos.

Pré-coletores: menor calibre; localizam-se entre os capilares e os coletores linfáticos.

Coletores Linfáticos: maior calibre; recebem e levam a linfa ate os gânglios.

Linfonodos: variam muito em forma, coloração e tamanho. Estão situados geralmente nas faces de flexão das regiões articulares. Há grupos de linfonodos na região das axilas, virilhas, pescoço, bem como em outras regiões mais profundas do corpo.

Fluxo da linfa: é relativamente lento, devido ao fato de que, ao contrario do sistema cardiovascular, o sistema linfático não possui um órgão bomba, centralizador, sendo dependente de forças externas ao organismo, como a gravidade,movimentos passivos, massagens, alem de forças internas como a contração muscular, o peristaltismo visceral ou os movimentos respiratórios.

O sistema linfático é um sistema de mão única, e somente retorna o líquido intersticial para a corrente circulatória, prevenindo a formação de edema.

Tronco linfático: ducto torácico; ducto esquerdo; ducto direito.

Ducto torácico: localiza-se no tórax, dirige-se para o pescoço. Recebe a linfa do ducto esquerdo.

Ducto esquerdo: recebe a linfa dos MMII, dos órgãos pélvicos, do baço, fígado, pâncreas, dos órgãos localizados no hemisfério esquerdo, do MS esquerdo, do lado esquerdo do pescoço e da cabeça.

Ducto direito: recebe a linfa do lado direito da cabeça, pescoço, hemitorax, MS e dos órgãos internos neste lado.

Válvulas linfáticas: tem a função de auxiliar o retorno da linfa em direção ao tronco das veias jugulares internas e subclávias, onde ocorre a comunicação da linfa com o sangue.

Fatores determinantes do fluxo linfático

• Compressão externa;

• Movimento;

• Pressões intratorácicas;

• Peristaltismo intestinal;

• Contração muscular.

Condições Básicas para a Massagem terapêutica

Aspectos Eticos

Terapeuta x Paciente

• O fisioterapeuta deve demonstrar elevados padrões de limpeza e higiene pessoal e ambiental, fazendo com que o paciente sinta-se confiante de receber um tratamento efetivo e profissional;

• O fisioterapeuta tem contato direto com a parte do corpo do paciente, a ser tratada. Deve-se evitar a exposição desnecessária, afim de que não haja constrangimento do paciente;

• Pré-requisito: explicação de cada passo do procedimento a ser realizado, gerando assim mais segurança ao paciente;

• É aconselhável que o terapeuta retire relógio e jóias, para evitar o risco de arranhar o paciente;

• O terapeuta deve ter o conhecimento da anatomia superficial e das estruturas anatômicas envolvidas em cada técnica;

• Movimentação e atitude espontânea e relaxada.

Mãos do Terapeuta

• Devem estar limpas, bem cuidadas, observando sempre a temperatura e umidade. Manter as unhas sempre curtas;

• As mãos mais ideais para a pratica da massagem devem expressar sensibilidade, flexibilidade, suavidade, firmeza e força.

Preparação das Mãos do Fisioterapeuta

• As mãos devem ser lavadas antes e depois do tratamento;

• O fisioterapeuta deve aquecer as mãos antes de iniciar a massagem;

• É importante que o fisioterapeuta esteja relaxado durante a sessão de massagem;

• O fisioterapeuta deve realizar exercícios e alongamento nos MMSS para obter um aumento da flexibilidade e força dos punhos, mãos e dedos.

Lubrificantes

São usados para facilitar e controlar os movimentos das mãos (deslizamento e o atrito) sobre os tecidos do corpo do paciente.

Pó: deve ser um talco neutro, geralmente os infantis.

Permite que o fisioterapeuta manipule tecidos mais profundos sem o incoveniente das mãos deslizarem.

Sabão e água quente: utilizados na pele seca ou suja e com aspecto de descamação, geralmente uma parte do corpo que foi engessada. Apropriados para remoção de pele seca e morta.

Óleos e cremes: o creme deve ser do tipo que seja rapidamente absorvido pela pela. Deve ser utilizada uma quantidade suficiente para auxiliar no deslizamento suave das mãos sobre a pele e permita a manipulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.9 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com