TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas Administração De Pessoal

Casos: Tecnicas Administração De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  4.325 Palavras (18 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Disciplina: Técnicas de Administração de Pessoal

ALUNOS:

CATIANE BEZERRA RA: 367651

Atividade Prática Supervisionada

Plano de Trabalho

Tutor a distância: Joziane Silva de Almeida

Professor Ead: Rosemeire Farias

Terceiro semestre

Sorocaba – SP

Abril/2013

INTRODUÇÃO....................................................................................................................03

As principais atividades do Departamento de Pessoal...........................................................04

Considerações finais...............................................................................................................06

Bibliografia.............................................................................................................................07

ANEXOS...............................................................................................................................08

Introdução

A área de departamento de pessoal tem sua existência mesmo antes do recursos humanos como hoje é conhecida. Antes da descentralização era o departamento de pessoal que cuidava de todas as rotinas relativas aos colaboradores de empresas.

Todo o processo burocrático de admissão até seu desligamento, além de treinamentos, recrutamento e seleção de pessoal, hoje essas são tarefas de recursos humanos. Infelizmente o que não damos relevância é a importância desses setores para a vida da organização. Ambos participam diariamente com suas atividades e propiciam a satisfação de todos na empresa.

Sem o setor de departamento de pessoal, rotinas ligadas às leis trabalhistas sofreriam talvez um desacordo, pois inúmeras são as mudanças e é preciso ficar atentos a essa realidade, e cabe ao profissional de departamento de pessoal as atualizações de informações dessas leis bem como dos encargos que o administrador precisa efetuar pagamentos.

Os dois departamentos de RH e DP se interdependem e têm o mesmo objetivo: alinhar o desenvolvimento de pessoas aos resultados organizacionais e primam pela satisfação de todos.

Nesta atividade prática supervisionada iremos demonstrar as rotinas de cálculos, admissões, demissões entre outras atividades que compõem o setor de pessoal tão necessário em uma organização, além de elaborarmos um plano de trabalho com todas essas informações.

As principais atividades do Departamento de Pessoal

Para atuar na área de Recursos Humanos/Administração de Pessoal, o profissional deverá preocupar-se em realizar cursos de especialização e pós-graduação. Além disso, é importante estar atualizado sobre as novidades da área e ter conhecimentos em outro idioma. Atualmente, entre os assuntos mais abordados na área é possível destacar as novas técnicas de treinamento, motivação dos funcionários e aumento da produtividade. Executar tarefas relacionadas a administração de pessoal da empresa. Preparar e calcular a folha de pagamento, rescisões, férias, recolhimento de contribuições e outras atividades ligadas a registros e controles de pessoal. Manter atualizado o cadastro de funcionários.

Para desenvolver suas atividades, a empresa precisa de pessoas. Essas pessoas, que constituem os recursos, são muito importantes para que haja empresa possa atingir seus objetivos. A empresa será tão mais eficientes quanto mais eficientes forem às pessoas que a compõem. De nada adianta a empresa dispor de ótimos recursos materiais (máquinas, equipamentos, dinheiro, etc.) e de excelentes recursos técnico- administrativos (formulários, documentos , etc.) ,se não possuir recursos humanos a empresa deve : recrutar e selecionar pessoas com aptidões desejadas ; desenvolver essas aptidões individuais mediante programas de treinamento ; motivar os empregados por meio de incentivos (OLIVEIRA , 2012).

As atividades desse setor são:

- Admissões

- Cálculo de Férias

- Alterações de Salário

- Cálculos de Rescisões

- Fechamento de Folha Mensal

- Fechamento de INSS e FGTS (Sefip)

- Caged ( Mensal)

- Dirf (Anual)

- Rais (Anual)

- Homologação

- Controle do CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho)

-Cálculos: hora extra, DSR, comissões, décimo terceiro

- Controle de Pontos

- Arquivo de ASO (Atestado de Saúde Ocupacional)

- Termo de solicitação de vale trasnporte

- Termo solicitação de salário família

- Cálculo de IRPF

-Cálculo de adicional noturno

- Folhas de seguro desemprego

-Comunicado de dispensa

-Cálculo de descontos sindicais etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com