TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas De Administração De Pessoal

Dissertações: Tecnicas De Administração De Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  9.558 Palavras (39 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 39

FACULDADE ANHANGUERA DE CRISTALINA

Rua: 7 de setembro, 1635 - Centro – Cristalina/GO- CEP: 73850-000

ATPS

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Tutor a Distância: Ma. Rosemeire Farias

DISCIPLINA: TECNICAS DE ADMINISRAÇÃO DE PESSOAL

ACADÊMICOS:

AGRETE PEREIRA DOS SANTOS RA: 369337

ANA EURIDES BUCHELT DE OLIVEIRA RA:404645

JOSEMAR MOREIRA RIBEIRO RA:354336

LORRANY CRISTINA C.B DE ASSIS RA 380699

Cristalina – GO

Abril 2013

Indice

1 ................................................................................................................................. Introdução

1.1 .................................... O profissional de DP na evolução histórica do RH e seu perfil atual

2 ..................................................................................................................... Plano de Trabalho

2.1 ................ A importância do profissional de recursos humanos e da administração pessoal

2.2 ................. Principais atividades da Administração de Pessoal , desde a contratação até o desligamento (rescisão/encerramento de contrato)

3 ................................................................................................................. Considerações finais

4 .............................................................................................. Referências: Fontes Pesquisadas

5 – Anexos

5.1 - Etapa 01 - Documentos necessários para admissão/ Principais tipos de contratos de trabalho

5.2 - Etapa 02 – Salários e Incidências/ Tabelas vigentes

5.3 - Etapa 03 - O profissional de DP na evolução história do RH e seu perfil atual/cálculos trabalhistas

5.4 – Etapa 04 – Demonstrativo de Pagamento/Cálculos de Rescisão e Homologação

1 . Introdução

1.1 O profissional de DP na evolução histórica do RH e seu perfil atual

De acordo com artigo onde descreve como surgiu e como era visto o profissional de DP podemos observar a evolução histórica do DP, e o perfil da atualidade, mais no início o departamento existia bem antes dos recursos humanos, onde algumas pessoas confundem a existência do DP com RH.

Pelo que podemos notar a área de Recursos Humanos ou gestão de pessoas é de grande importância nas organizações, pois ela se transformou de “fonte de custos” para uma posição estratégica. As organizações passaram a considerar os profissionais de Recursos Humanos como colaboradores e os mesmos participam e opinam nas tomadas de decisões, nas ações e investimentos e têm ainda outro fator de peso: apoiadores nos processos de mudanças.

As teorias e práticas evoluíram e no contexto atual a área de Gestão de Pessoas tornou-se de grande importância para o sucesso da organização. Com base No texto lido podemos afirmar que o objetivo da Gestão de Pessoas é equiparar os interesses da empresas com os interesses das pessoas que nelas trabalham.

2 - Plano de Trabalho

2.1- A importância do profissional de recursos humanos e da administração pessoal

É fundamental que o setor de recursos humanos tenha acesso as informações estratégicas da empresa, e possa participar ativamente deste processo de planejamento.

Para isso é preciso participar das reuniões de diretoria, nao como mero participante, mas como alguém que entenda e colabore com o desenvolvimento e ajude a atingir os objetivos da organizacionais.

Iniciativa, conhecimento e negociação são as principais competências que terão que ser desenvolvidas nos prfissionais de recursos humanos. É necessário muitas vezes compreender, inclusive, conceitos de outras áreas, como por exemplo, finanças, logísticas. Ser estratégico é posicionar-se de maneira coerente e participativa, podendo integrar as áreas e proporcionar o melhor para os colaboradores da organização.

Para que possamos chamar o RH de estratégico, os profissionais que atuam nesta área precisam desenvolver e possuir habilidades e atitudes que irão auxiliar a sua inclusão no nível estratégico das organizações. É necessário ter capacidade de comunicação, é preciso agir, saber negociar, liderar e ter a capacidade de ver a empresa de maneira global, a chamada visão sistêmica. A a sua importância dentro da empresa é um fator determinante, onde so assim os profissionais de RH poderão ter a oportunidade de participar, conhecer as outras áreas da empresa, apresentar seus projetos conforme os objetivos e assim poder implementar e apresentar os resultados da sua área para a empresa.

2.2 - Principais atividades da Administração de Pessoal , desde a contratação até o desligamento (rescisão/encerramento de contrato)

O Setor de Administração de pessoal é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas, é imprescindível para o bom funcionamento dos negócios. Executa algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa: admissão de funcionários, controle de presença, treinamento e orientação, compensação, e desligamento.

Cada organização, de acordo com seu contexto e necessidade, define como vai conduzir e proceder as etapas do processo de seleção. Essas etapas geralmente começam com uma entrevista em que se busca identificar as qualidades pessoais, os valores e as formas de conduta do indivíduo. Os testes técnicos objetivam identificar qual o nível de conhecimento e domínio de determinadas tarefas. Os testes psicológicos têm a função de identificar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com