TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnicas Gerenciais

Trabalho Universitário: Tecnicas Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Existe uma necessidade que as organizações alcancem níveis cada vez mais altos níveis de competitividade, para se destacarem de seus concorrentes.

Isso vai alem da qualidade do produto ou serviço prestado, os colaboradores querem ser reconhecidos e valorizados. A sociedade tem exigido das organizações atuações mais éticas e socialmente responsáveis ao meio ambiente.

Através da evolução de estudos das teorias e escolas da Administração, cabe ao gestor dar suporte a administração, planejando, organizando os sistemas e subsistemas da empresa, conseguindo uma boa imagem junto á comunidade.

Capitulo 1

A mudança nas organizações

As organizações necessitam ser flexíveis, ajustando seus métodos e técnicas operacionais sempre que necessitarem.

Organizações que aprendem

Empresa aprende continuamente, desenvolve mecanismos que passam a fazer parte de sua cultura. Mudanças exige comprometimento, e quando envolve o conhecimento individual é mais simples, porém quando se deseja a mudança de um grupo, temos que considerar que o grau de dificuldade e o tempo são maiores.

Toda mudança deve ser bem definida, identificando o estado atual do grupo e qual a mudança necessária.

Planejar testes, ter experiências concretas, formar conceitos e avaliar, lembrando que cada individuo são único, capaz de aprender e desenvolver habilidades quando estimulado.

Pessoas criativas e estimuladas trazem contribuições para a empresa. O conhecimento e relacionamento dos colaboradores trazem iniciativas e criatividades quando bem administrados.

Investir nas pessoas nada mais é que, dar oportunidades de desenvolvimento de suas habilidades através de conhecimento adquirido por experiências passadas.

O conhecimento além de ser gerado individualmente, deve ser espalhado entre todos seus agentes.

A cultura pode ser considerada uma variável da postura, valores e crenças dos gestores, não devendo ser rígida ou fixa.

Evolução histórica da Ciência da Administração

Historicamente a Revolução Industrial foi dividida em dois momentos; 1780 a 1860 primeira Revolução Industrial ou do carvão e do ferro e 1860 a 1914 segunda Revolução Industrial ou do aço e da eletricidade.

Com o crescimento desordenado das empresas até então, o conhecimento passou a ser uma necessidade e entrou na vida industrial por meio de teorias da administração.

Administração Cientifica, criada nos Estados Unidos no século XX, era focada nas fabricas, tarefas, racionalização e organização de cada operário, uma visão mecanicista.

Teoria Clássica da Administração, centrada no desempenho organizacional, ou seja, a organização da empresa como um todo.

Abordagem das Relações Humanas, Elton Mayo questionou a Teoria Clássica afirmando que o homem, o grupo e suas inter-relações são vitais para os resultados das organizações.

Desse conflito surgiu a Teoria Estruturalista, trata-se da junção de aspectos formais e informais, deixando de se preocupar apenas com empresa e passando a considerar hospitais, escolas, etc.

Abordagem Comportamentalista analise de variáveis especificas vinculada ao comportamento do individuo, tais como decisão, motivação, conflito.

As teorias apresentadas denominam-se Teorias Pré-Sistema.

Teoria Geral dos Sistemas (TGS), essa visão envolve a teoria geral dos sistemas e a teoria da Contingencia, com base no que havia de melhor nas abordagens anteriores, construíram-se novos conceitos.

A TGS ajudou a integrar ciências naturais e sociais, baseada na experiência, considerando o ambiente em que a empresa está, e que as organizações devem ser vistas como um sistema aberto, em constante interação com o ambiente, influenciando ou sendo influenciado.

Teoria da Contingência , é uma abordagem contingencial que reúne conceitos da teoria dos sistemas acerca da interdependência e da natureza orgânica da organização.

Teoria Neoclássica, baseia-se nas contribuições das teorias anteriores. Considerando o que há de melhor em cada uma delas com variadas áreas de conhecimento.

O Desenvolvimento organizacional considera, basicamente, quatro variáveis:

Meio Ambiente, Organização, Grupo Social e Individuo.

Mudança Organizacional

A mudança organizacional é um processo de modificar a ordem existente, com o intuito de sempre melhorar a eficiência da empresa e seus objetivos.

Mudar para se adaptar as novas necessidades é certeza, ainda que, em muitos casos, mudança implique perturbação. As empresas devem estar atentas as novas demandas da moderna sociedade e também as ações empresariais.

Para as organizações, o ambiente esta frequente movimento de mudanças, por tanto, elas deverão ter um olhar atento para seus sistemas e o ambiente que estão inseridas, a fim de que possam adaptar seus processos e mudar sempre que necessário.

Processos

O Processo é um conjunto de atividades que transforma ao insumos (input ou entrada), agregando-lhe valores para produzir um serviço que será entregue para o cliente interno ou externo (output ou saída).

Os processos chaves ou primários compreendem:

Logística interna;

Operações;

Logística externa;

Marketing e Vendas;

Serviços.

Os Processos de Apoio

Infra estrutura da empresa;

Gerencia de Recursos Humanos;

Desenvolvimento de Tecnologias.

Capitulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com