TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia, diminui o problema e aumenta as sugestões

Relatório de pesquisa: Tecnologia, diminui o problema e aumenta as sugestões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.463 Palavras (6 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 6

Parte 1

A tecnologia, a diminuição da demanda e o aumento da oferta está mudando constantemente o jeito como devemos nos relacionar com os consumidores. Hoje, temos um mundo com muito mais pontos de contato do que se conhecia. A tecnologia está presente em todos os momentos da nossa vida e com a facilidade de acesso à informação nós estamos tendo respostas rápidas e prontas e interagindo a qualquer tipo de negócio que desejamos.

Com o passar dos anos foram muitas as mudanças de comportamento, hábitos, tecnologia, educação e muitas outras aconteceram e tantas outras ainda irão acontecer devido à evolução natural do ser humano e também da evolução de tecnologia que estão e estarão sempre presentes em nosso cotidiano.

É perceptível o impacto da tecnologia, principalmente a internet, no comportamento de consumo. Sua recente popularização permitiu que as pessoas acessassem de forma ilimitada as informações pertinentes a produtos e serviços que estão disponíveis online.

É um cenário que muda, definitivamente, a forma de comercialização da atividade turística e que está propiciando um novo papel para o consumidor que agora possui o poder de negociação a partir do momento em que as informações estão disponibilizadas e que têm forte influência na sua tomada de decisão na hora de comprar um produto/serviço turístico.

O novo consumidor de turismo deixou de ser somente contemplativo e tornou-se intensamente participativo. Ele procura as informações que necessita sobre benefícios, preços, relatos de experiência e avaliações sobre os produtos e serviços, as ofertas que deseja e que estejam de acordo com o que está disposto a pagar em websites dos fornecedores, sites de pesquisa, sites de comparação de preços ou nas redes sociais.

A internet é hoje a ferramenta que mais influencia os consumidores na hora de decidir pela compra de um produto ou serviço turístico. O poder da publicidade online sobre os consumidores é enorme e pode ser explicado pela interatividade e dinamismo que o ambiente virtual propicia às pessoas. E o consumidor brasileiro que é muito propenso à internet é o que mais fica atraído pela facilidade real e por campanhas com foco no preço e acaba comprando uma parte ou o total da sua viagem na internet.

Acredito que você já tenha percebido que o número de vendas de produtos e serviços pela internet no Brasil é crescente. Mas, segundo pesquisas realizadas por especialistas, por mais que a cada ano o consumidor brasileiro esteja comprando pela internet, muitos consumidores, na hora de comprar acabam preferindo se dirigir a uma loja física, sendo a web, muitas vezes, um ponto de partida para a sua pesquisa na busca de alternativas e de melhores condições para as suas compras.

Essa busca por informações ajuda em sua decisão de compra avaliando as alternativas existentes e ficando mais seguro na sua escolha, mesmo que a compra seja feita na loja física. A internet, as redes sociais, os recursos de vídeo e imagem e a diversidade de informações disponíveis na tela do computador fazem o viajante chegar sabendo o que quer quando procura um agente de viagens.

Em muitos casos, os sistemas de busca e de comparação de preços ajudam na decisão do consumidor brasileiro na compra offline, aumentando, as vendas nestes estabelecimentos. Para cada transação realizada online, a internet é responsável por pelo menos quatro negócios fechados em outros canais e pontos de venda.

O consumidor desta “Nova Era” quer muito mais do que cortesia, quer serviços que agreguem valor e que na sua percepção, atendam ou superem suas expectativas. Para alguns, o preço do serviço continua sendo o mais importante. Mas, para muitos a preferência é bem maior pela qualidade dos serviços prestados. Ou seja, o que mais influencia na decisão de compra é a relação custo-benefício dos produtos/serviços.

Atualmente as lojas que existem fisicamente devem, também, estarem online e com conteúdos consistentes sobre seus produtos e serviços, uma vez que os hábitos dos consumidores caminham nessa direção, é inquestionável a importância dos sites das agências de viagens como canais de geração de negócios.

E se você acha que basta ter um site na internet é o suficiente para a geração de negócios está redondamente enganado. A “otimização” do site de sua agência é imprescindível, começando com o correto cadastramento nos mecanismos de busca para a obtenção de um bom posicionamento perante aos termos relacionados ao seu conteúdo.

Os sites de busca são ferramentas que auxiliam usuários da internet na busca por seus produtos e serviços. Uma grande parcela de usuários, ao procurar um produto ou empresa na internet, tende a realizar primeiramente uma pesquisa nestes sites como a primeira ferramenta de pesquisa.

Por meio de uma consulta, os mecanismos de busca ajudam o usuário a encontrar o que procura online. Essa consulta pode ser uma palavra ou frase e com base nela o mecanismo de busca exibe um conjunto de resultados relevantes. Por exemplo, se o usuário digita a palavra agência de viagens e turismo em um site de busca [Google], a sua agência deverá ter uma boa classificação na página da pesquisa.

Muito semelhante aos sites de busca são os portais de comparadores de preços que se caracterizam pela funcionalidade específica de auxiliar os clientes no momento da compra. No entanto, para você aparecer nas pesquisas dos clientes, a sua agência deverá estar cadastrada nestes sites e pagar o valor referente. O sistema de pagamento, normalmente é no formato de “custo por clique”, ou seja, você só efetuará o pagamento se o cliente clicar no produto anunciado pela sua agência. Alguns comparadores também listam as opiniões dos compradores sobre cada loja vendedora de produto. Assim, a partir das opiniões listadas estabelecem uma avaliação do desempenho através de um sistema de pontos.

Investir em portais comparadores de serviços possibilita uma maior competitividade para a sua agência, uma vez que permite a comparação de preços e condições de pagamento do produto escolhido, ao mesmo tempo em que traz agilidade e interação com o mercado, pois com uma busca rápida o usuário fica sabendo exatamente quanto custa uma determinada mercadoria em diferentes lojas e pode acessar a página da empresa na internet através de um link fornecido pelo próprio site. Possibilita, também, o acesso a clientes em potencial por meio de pesquisa gratuita e simplificada, que atrai um número grande de “e-consumidores”. Os portais comparadores de preço são ótimos recursos geradores de negócios.

Qualquer empresa pode utilizar a publicidade online, seja varejista online sem uma loja física, uma pequena empresa que não pode pagar por métodos de publicidade tradicionais e caros ou uma grande empresa que deseja consolidar o conhecimento da marca. Assim, fica a critério da empresa adotar uma forma de divulgação online que melhor convém para o seu negócio.

Além de informações disponíveis em sites das empresas sobre algum tipo de serviço ou produto, os consumidores hoje possuem acesso às redes sociais. Elas são os canais da internet de relacionamentos digitais, onde as pessoas se encontram tendo espaço para interagirem, trocando informações e experiências.

As redes sociais têm a característica de serem de livre acesso ao público, sem cobranças por participação, e de estimularem o usuário a levantar discussões, sugerir comentários, compartilhar com outras pessoas conteúdos próprios ou relacionados a seus interesses. Os membros das redes, em geral, têm um perfil semelhante, tanto pessoal quanto profissional, e escolhem participar daquelas que reúnem mais pessoas com hábitos e características similares às suas.

É uma grande oportunidade para as empresas investirem em relacionamento com o seu público-alvo pela internet utilizando as ferramentas digitais em prol da divulgação de suas iniciativas. Assim, poderá monitorar seu cliente, descobrir o que ele pensa e acompanhar sua movimentação, buscando ser atenciosa, além de poder gerar conteúdo, mostrar diferenciais e promoções e participar de discussões sobre seus serviços e produtos.

Contudo, em virtude da intensa velocidade de propagação de informações, o impacto das ações nas redes sociais pode ser muito maior que nas tradicionais; se por um lado podem gerar resultados bem positivos, se forem usadas corretamente, também podem ocasionar problemas sérios para empresa. Da mesma forma, como as ações nas redes não partem apenas da empresa, uma vez que o cliente é muito mais ativo nesse tipo de mídia, expressando suas preferências e aversões sobre determinados produtos, a empresa deve estar preparada para receber críticas, elogios e sugestões. Assim, faz-se necessário checar quais são as melhores práticas, métodos e processos para inserir ações eficazes nas redes.

Atualmente, tudo o que o consumidor quer é se relacionar com a empresa pela informação, entretenimento e prestação de serviço. Os consumidores estão cada vez mais informados e temos um mercado com novas classes atuantes, que pressupõem características de compra diferenciadas. Nesse sentido, é impreterível ampliar a base de canais de distribuição para chegar ao maior número de pessoas e entregar aquilo que cada consumidor quer consumir.

Diante desses dados, fica claro o cenário oportuno para que você ou a sua empresa invistam na Internet. Você está pronto para oferecer tudo isso?

continua…

...

Baixar como  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »