TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias: Terceirização, Benchmarking E Open Book Management

Trabalho Escolar: Tecnologias: Terceirização, Benchmarking E Open Book Management. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE AUTODESENVOLVIMENTO

Aula-tema 3 – Tecnologias: Terceirização, Benchmarking e Open Book Management

Inicialmente, deve-se elaborar um plano estratégico, com a identificação de potencias áreas de atuação-chave, envolvendo cronogramas e a definição clara dos objetivos a serem alcançados. Como em qualquer processo administrativo, as atividades de controle visam avaliar o andamento na implantação de cada etapa de cada projeto, comparando-se o planejado com o efetivamente registrado em tal operação, com o objetivo de reduzir custos e melhorar o tempo de atendimento. Na redução de verbas para aquisições e modernizações, verifica-se o aumento da disponibilidade de capital para investimento. A otimização de recursos evita, ou ao menos reduz, desperdícios de maneira significativa.

OBJETIVOS E VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO, OBSERVANDO O QUADRO:

1. Aumento do foco no negócio principal da organização.

2. Redução e melhor controle de custos operacionais (os serviços terceirizados são realizados por especialistas no serviço que prestam, sem que o gestor precise montar uma estrutura à parte).

3. Os custos fixos transformam-se em variáveis (por exemplo, quando determinada área da empresa é terceirizada, as "vagas" dos funcionários passam a ser consideradas como custo variável, pois você contrata apenas quando é necessário).

4. Reduz gastos com aquisições e modernizações (a evolução tecnológica passa a ser responsabilidade da empresa contratada).

5. Aumento da disponibilidade de capital para investimento.

6. Redução de desperdícios − a empresa terceirizada, por ser especializada, terá maior produtividade com menor custo para desempenhar as mesmas atividades.

7. Diminuição do custo e responsabilidade social com mão de obra, transferindo tais responsabilidades para os terceiros.

8. Aprimoramento do sistema de custeio da própria empresa, pois, para terceirizar, é necessário conhecer anteriormente os custos de cada atividade-objeto da terceirização.

Descrição da organização:

Nome da empresa: Refinaria Henrique Lage (Revap) /Petrobrás de São José dos Campos

Segmento de Atuação/ Principal Atividade: Exploração, produção, refino, comercialização, transporte de petróleo, gás natural, petroquímica, distribuição de derivados, energia elétrica, bicombustíveis além de outras fontes energéticas renováveis.

Localização: Rod. Presidente Dutra, km 143- BR 116 Jardim Diamante São José dos Campos Cep: 12223-900

Setores Terceirizados: Alimentação, análise laboratorial, almoxarifado, cimentação e complementação de poços, montagem e construção de projetos, informática, limpeza predial, manutenção (predial, mecânica, caldeiraria, soldagem, elétrica, instrumentação, refratários, isolamentos térmicos e de inspeção de equipamentos)

movimentação de cargas, perfuração e perfilagem de poços, operação de sondas, serviços médicos e administrativos, transporte, utilidades e vigilância.

Quais as vantagens ou desvantagens da terceirização desses setores?

As vantagens são das empresas que buscam a terceirização de não precisarem abrir empresas para fazerem serviços pequenos, e assim dando continuidade no processo da organização.

Há outros setores nessa organização que poderiam também ser terceirizados? Por quê?

Não, Porque ela já tem todos os setores terceirizados.

As informações sobre a organização.

Sua construção foi iniciada em 19 de fevereiro de 1974 e foi planejada para viabilizar as metas do II Plano Nacional de Desenvolvimento. Foi a quarta e última refinaria a entrar em funcionamento no estado de São Paulo e a última a ser construída no país. Inaugurada em 1980, a unidade homenageia o engenheiro naval Henrique Lage. Principais produtos: nafta petroquímica, óleo diesel, gasolina, gás de cozinha, óleo combustível, asfalto e querosene de aviação. A refinaria Henrique Lage Revap, está sendo modernizada para produzir derivados de alto padrão de qualidade, atendendo a legislação ambiental e as novas exigencias do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com