TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema Engenharia de Software

Por:   •  15/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.084 Palavras (13 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 13

Planejamento

 

As organizações vivem atualmente grande competitividade comercial, demandando rápidas decisões, melhor alocação de recursos e uma clara definição de foco. Em um ambiente de desenvolvimento de software típico não é diferente. Vários tipos de projetos são propostos, com diferentes objetivos, em que é preciso gerenciar estrategicamente de acordo com as metas organizacionais.

Em gerenciamento de projetos, para garantir o sucesso das metas organizacionais e dos objetivos definidos do projeto, é preciso identificar fatores positivos e adversos, considerados críticos. Os fatores positivos, também chamados oportunidades, são diferenciais em um ambiente mercadológico e tecnológico competitivo, e o tratamento dos fatores adversos, tidos como riscos, favorecem o alcance das oportunidades identificadas.

Os riscos possuem diferentes significados, como os de ordem física, estrutural, econômica, social e ambiental. Podendo ainda se desdobrar em diversos componentes e sucessivos níveis de detalhamento.

As incertezas fazem parte do cotidiano humano. Desde os primórdios o homem procura defender-se dos riscos que o cercam, galgando níveis de satisfação das necessidades básicas, de segurança e culminando nas necessidades de cunho puramente profissional. As pessoas, em sua grande maioria, diariamente fazem escolhas, com graus diferenciados de riscos, mas também com um alto grau de oportunidade e benefícios associados.

Atualmente todos os ramos da atividade humana dependem de alguma forma da utilização de software para operar, dar suporte, controlar equipamentos e fluxos de informações, gravar ou processar atividades. A área de Engenharia de Software tem promovido vários estudos com a finalidade de produzir modelos de melhoria, processos, métodos e ferramentas para aumentar a probabilidade de sucesso na execução de projetos de software, garantindo a qualidade de seus produtos e minimizando possíveis problemas associados [SEI 2001, PMI 2004]. Portanto, na capacidade de prevenir e controlar essas variáveis pode estar o diferencial para gerir os riscos de projetos na indústria de software.

  Todo projeto de software enfrenta problemas de qualidade, de cronograma, e de custo que estão sendo afetados por riscos que são inesperados, não planejados ou ignorados simplesmente pela falta de conhecimento.

  Através de perspectivas globais de negócios muitas organizações estão tornando-se cada vez mais dependentes do sucesso ou do fracasso dos softwares que desenvolvem. Neste contexto, a Gerência de Riscos não é apenas baseada em boas práticas para o desenvolvimento de software, mas sim, boas práticas para gerir negócios.

 

Riscos em Engenharia de Software

Ainda que o conceito de risco esteja bastante associado a perigos e impactos negativos, já vem sendo utilizado como "exposição a conseqüências da incerteza", sendo cada vez mais aplicado tanto no gerenciamento de perdas como no de ganhos potenciais. Nas próximas secções serão tratados os conceitos relativos à incerteza, oportunidade e riscos.

 

Incerteza, Oportunidade e Risco

Um fator comum que provoca preocupação na análise de projetos e no seu investimento é a incerteza. Surge como uma das conseqüências da falta de controle absoluto dos eventos que acontecerão num futuro próximo. Pode-se fazer a previsão sobre o comportamento de determinados eventos, mas não se pode determinar exatamente quando e em que intensidade eles deverão ocorrer. Exemplos desses eventos são os comportamentos futuros da economia de um país, as vendas futuras de determinados produtos e sua aceitação no mercado, o desgaste e custos de manutenção de equipamentos, entre outros.

         Considerando que a noção de risco associada à possibilidade de dano, perda ou estrago é de conhecimento claro e direto, alguns autores fazem uma distinção teórica entre o risco e incerteza. Marshall [Marshall 2002] e Knight [Knight 1921] diferenciam risco – resultados que, embora não certos possuem probabilidades quantificáveis pela experiência ou dados estatísticos e para a qual é possível fazer uma estimativa – de incerteza, quando a ausência de experiências ou ocorrências anteriores impossibilita quantificar adequadamente o resultado. No entanto, conforme M. H. Simonsem [Simonsem 1994], em seu livro Dinâmica Macroeconômica (1994: p. 399), “Risco é quando a variável aleatória tem uma distribuição de probabilidades conhecida e, Incerteza, quando essa distribuição é desconhecida”.

         No contexto da Gerência de Projetos, o risco de projeto pode ser definido como o efeito cumulativo das incertezas que adversamente afetam os objetivos do projeto. Em outras palavras, é o grau de exposição a eventos negativos e a probabilidade de ocorrência e seu impacto nos objetivos do projeto, expressos em termos de escopo, custo, prazo e qualidade.

         A meta principal do gerenciamento de riscos de projeto é afastar as incertezas relacionadas aos riscos e direcionar os projetos para oportunidades. Outra forma de tratar os riscos é listar fatores de riscos que são variáveis que podem tornar-se riscos em um baixo, médio ou alto grau de incidência no ambiente.

 

Categorias e Tipos de Riscos

Risco na área de software foi representado de forma sistemática por Barry W. Boehm, em 1988, através do Modelo Espiral [Boehm et al 2004], que tem como princípio ser incremental e dirigido à análise de riscos. O desenvolvimento incremental é uma estratégia para a obtenção de progresso em pequenos passos, pela divisão de um problema em subproblemas e a posterior combinação das soluções encontradas (alternativas definidas).

         Atualmente, a área que trata riscos na Engenharia de Software evoluiu, passando de uma análise dentro das fases do modelo de desenvolvimento de software para se tornar uma gerência que permeia todos os processos do ciclo de vida do software (o ciclo de vida do software vai desde a concepção de idéias até a descontinuidade do produto de software).

         Risco de software pode ser caracterizado como [PMI 2004]:

     Riscos de Projeto de Software. Define os parâmetros operacionais, organizacionais e contratuais do desenvolvimento de software. Inclui limites de recursos, interfaces, relacionamentos com fornecedores ou restrições de contratos.

       Riscos de Processo de Software. Relacionam-se os problemas técnicos e de gerenciamento. Nos procedimentos de gerência podem-se encontrar riscos em atividades como: planejamento, definição e contratação de equipe de trabalho, garantia de segurança e configuração de gerência. Nos procedimentos técnicos, podem-se encontrar riscos nas atividades: análise de requisitos, projeto, codificação e testes, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (142.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com