TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema: Mais do que saber a Dieta é importante praticar!!

Por:   •  9/6/2017  •  Resenha  •  955 Palavras (4 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 4

Tema:  Mais do que saber a Dieta é importante praticar!!

Versículo chave: Não se limitem, porém, a ouvir a palavra; ponham-se em prática. Do contrário, só enganarão a si mesmos. Tiago 1:22. NVT (leia 22-25).

Textos de apoio:

  • Tiago 1.22
  • Salmo 15.1-5
  • 1 João 3.10
  • Mateus 15.8
  • Isaías 29.13

Entendendo:

Semana passada aprendemos a importância da dieta e fizemos uma analogia a dieta espiritual do cristão. Aprendemos que para uma dieta dá certo, precisamos colocar em prática. Bons alunos, “concurseiros”, prestam atenção, ouvem, aprendem e aplicam o que aprenderam e assim são bem-sucedidos no concurso, provas. Nós Cristãos não somos nada diferente, é preciso praticar como fazem os bons alunos. Sendo assim os que ouvem e “praticam&vivem” a palavra de Deus em sua vida e perseveram nela, estão praticando, a palavra “prática” significa, o ato ou efeito de praticar, uso, praxe e experiência, costume, hábito.

Para refletir: Como foi a prática da sua dieta espiritual essa semana?

 É importante colocar em prática o que aprendemos da Palavra de Deus.

 O que colocamos em prática gera transformação em nós e em nosso meio, aquilo que ouvimos se torna útil. Jesus espera que ouçamos sua palavra e a pratiquemos. No final, vamos ser julgados não pelo que ouvimos e fomos capazes de repetir, mas pelo que conseguimos fazer com base naquilo que ouvimos.

Na Bíblia a palavra em Hebraico, a shema (pronuncia-se “shmah”) é frequentemente traduzido como “ouvir”. Mas a palavra shema realmente tem um significado muito mais amplo, mais profundo do que “perceber o som. ” Ela engloba todo um espectro de ideias que inclui ouvir, observando-o, e respondendo com ação para o que se ouviu, tudo faz sentido!!! Isso nos ajuda a entender por que Jesus muitas vezes concluiu seu ensinamento com as palavras “Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça! ” O que ele realmente quis dizer foi: “Você já ouviu o meu ensino, agora leve-o para o coração e obedeça isso! ”.

Percebe o quanto a pratica da Palavra de Deus é importante?

Nossa meta é como campeão em busca de seu troféu, sabemos que difere o campeão do medíocre é a prática. 

Ninguém se torna um campeão sem muita disciplina e muito treinamento.  Temos que moldar nossa rotina, fazer pequenos ajustes ou até grandes para que possamos chega a nossa meta, nosso alvo. Ninguém vence uma maratona sem uma rotina diária de treinamentos.

Ninguém vence a Volta da França somente pedalando nos finais-de-semana, ninguém é aprovado em um concurso público estudando só um dia da semana ou só nos finais de semana.

Na vida cristã não é diferente, como já dissemos, O autor de Hebreus no capítulo 12 nos manda correr com perseverança a carreira que nos está proposta.  O autor aos Hebreus compara a vida cristã com um esporte (atletismo) e nos manda perseverar (praticar).  Ou seja, na vida cristã para sermos campeões, precisamos praticar, ter disciplina, perseverar no caminho.

Se nessa semana você falhou todos os dias na sua dieta espiritual, você pode recomeçar agora mesmo, se você está ouvindo isso é porque o seu treinador Jesus está falando com você, não desista, persista, volte ao início, você falhou, então recomece.

Paulo em 1 Cor 9:24-26 também usa esta analogia da corrida com a vida cristã.  Ele diz, “Numa corrida, são vários os que correm, mas um só ganha o prêmio. Que cada um de vocês corra como se fosse aquele que vai ganhar.  Os atletas renunciam a tudo para afinal vir a ganhar um prêmio corruptível, mas nós fazemo-lo por um prêmio divino que nunca mais perderá o seu valor.  Portanto corro direito ao alvo, não às cegas. Neste combate eu luto para ganhar. Não luto contra figuras imaginárias. ”

O que Paulo está dizendo é que se não olharmos para a vida cristã como os grandes atletas olham para suas carreiras nós não ganharemos a corrida.  A mesma seriedade que leva um grande atleta ou um estudante a renunciar tudo o que o leve a diminuir seu desempenho esportivo, deve ser a forma como encaramos a nossa vida cristã (renunciando todo o pecado que tão perto nos rodeia).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (379.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com