TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas Basicos Da Psicologia

Trabalho Universitário: Temas Basicos Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2014  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

O que é conhecimento científico?

Os problemas que envolvem as definições de ciência, bem como sua estrutura, função e validade, ou seja, problemas epistemológicos, apresentam-se desde Platão. O filósofo grego, ao opor a opinião – dóxa – ao conhecimento verdadeiro – conhecimento alcançado através da noésis -, hierarquiza o conhecimento e deixa evidente o problema da relação existente entre os dois tipos de conhecimento, além de outras consequências metafísicas. Já a diferenciação entre conhecimento científico e conhecimento do senso comum é de difícil determinação histórica, todavia a qualificação do conhecimento aparece já em Hesíodo – escrita mais ligada à vida no campo, escrita voltada para o senso comum – e em Homero – escrita voltada para pessoas de educação aristocrática. Esta problemática cisão receberá várias interpretações e hipóteses divergentes.

O desenvolvimento da epistemologia foi associado ao progresso científico do século XIX. Um importante teórico que trata do problema de definir a ciência e fazer a oposição da mesma com conhecimento advindo do senso comum, foi o filósofo francês Bachelard. Ao analisar o “espírito científico” e seu desenvolvimento e, mais importante ainda, ao buscar definir quais eram as condições para a formação do “espírito científico”, Bachelard diz da necessidade de ruptura com os preconceitos, com a ideologia, com a opinião e com a idolatria – os quais ele designa por “obstáculos epistemológicos”. Deste modo, seguindo o raciocínio do autor francês, a experiência não pode vir acima e antes da crítica, e assim, ele descreve as três etapas para a formação do espírito científico: primeiramente, o espírito se ocupa das primeiras imagens do fenômeno, exalta a natureza, evidencia tanto a unidade quanto a pluralidade no mundo. Este é o estado concreto. No segundo estado, esquemas geométricos são agregados às experiências físicas. Este é o estado-concreto – abstrato. No terceiro estado, “o espírito adota informações voluntariamente subtraídas à intuição do espaço real, voluntariamente desligadas da experiência imediata e até em polêmica com a realidade primeira, sempre pura e informe” (GERMANO, 2010, p. 120).

Apesar dos conflitos existentes entre as várias e diversas epistemologias, podemos concluir – através da contribuição de todos os autores, mesmo que divergentes – que o conhecimento científico é um conhecimento embasado no rigor científico, isto é, embasado em um método científico o qual deve objetivar por descobrir, descrever e estabelecer a relação de causa e efeito de um determinado fenômeno e deve fazê-lo de modo válido, ou seja, deve seguir o critério de neutralidade – isto significa que o pesquisador deve abandonar suas conclusões pessoais perante o objeto investigado.

O que é conhecimento do senso comum?

Conforme já expusemos na questão anterior, o problema do conhecimento do senso comum aparece quando há a cisão do conhecimento em duas categorias: conhecimento científico e conhecimento do senso comum. O conhecimento do senso comum é produzido no meio social através da vivência histórica. Caracteriza-se pela ausência de método; é um conhecimento direcionado para a prática e que adquire valor de verdade no interior do meio social em que se encontra. Está intrinsecamente ligado ao sistema de crenças do meio social e cultural do sujeito. O conhecimento do senso comum é um conhecimento intuitivo e seu critério de verdade não é universal, ou seja, varia de acordo com a crença e com a cultura de cada pessoa.

Ciência X Senso Comum: Um modo de conhecimento é mais importante que o outro?

Acredito que cada modo de conhecimento tenha uma utilidade dentro do contexto no qual se insere: o conhecimento científico se insere em um contexto de pesquisas científicas (as quais preconizam método e argumentos capazes de validar as hipóteses formuladas), em contextos acadêmicos, enquanto o conhecimento social encontra-se inserido no meio sócio – cultural. O conhecimento adquirido através do senso comum pode ter grande utilidade durante o processo de formação de um aluno, já que pode servir de ponto de partida. Tomemos um exemplo: os povos egípcios e mesopotâmicos já possuíam o conhecimento, mesmo sem comprovação científica, de que o sal na carne do peixe a conservava por mais tempo para que pudesse ser comercializada. Durante uma aula de química, ao explicar o processo químico da osmose – descoberta feita por René

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com