TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temas em Psicologia Social

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho apresentado a seguir, buscar expor as ideias do artigo: Psicologia das massas: contexto e desafios brasileiros, escrito por Jaqueline Gomes de Jesus, o qual aborda em seu foco, o estudo dos eventos de mobilização massiva que ocorrem na sociedade atual, apresentando as diversas visões da filosofia, e da psicologia social a respeito dos movimentos coletivos, buscando suas causas e efeitos para com a atualidade, juntamente as diferentes formas de abordagem do termo “massa” durante a história.

O método utilizado será uma resenha expositiva apontando as, ideias do autor, e suas bases teóricas para a elaboração do trabalho. Seguido da resenha, será apresentada uma finalização composta por uma conclusão, que apresenta as ideias do grupo a respeito do tema trabalhado durante o desenvolvimento.

  1. RESENHA

Dentre os fenômenos ocorridos no contexto atual, o principal tema abordado pelo autor é a mobilização massiva, que tem sido objeto de estudo no campo social, essa que muitas vezes supera seus objetivos iniciais alcançando grandes proporções. Movimentos coletivos pela defesa de ideias, crenças e direitos ocorrem no Brasil, mobilizando milhões de participantes.

Com o fenômeno da globalização, a obra expõe que o crescimento dos meios de comunicação aberta, tem possibilitado um maior compartilhamento das práticas sociais de forma rápida e intensa, dando destaque às comunicações em rede que abrem um método de certa forma eficaz na disseminação de informações, formando movimentos sociais de forma cada vez mais ágil e com um maior número de participantes, se tornando alvo de grandes discussões na atualidade.

Entre os estudos sociais, além dos fatores históricos e políticos, em um foco específico, a psicologia contribuiu em grande parte na área social relacionando a natureza humana entre o indivíduo e a sociedade, buscando dissertar os fenômenos de massa em diferentes formas ao longo do tempo. Porém, com o fenômeno das indústrias norte-americanas, o foco dos estudos foi centrado em grupos menores, nas organizações, visando atingir o mercado de trabalho.

A psicologia social já teve sua atenção aos ocorridos em períodos conturbados, como exemplificado, no período do Fascismo, onde as ideias influenciavam povos inteiros a cometer ou concordar com atitudes consideradas humilhantes e  desumanas de forma silenciosa. Vista como uma área do conhecimento psicológico, o estudo das massas deve levar em conta o funcionamento destas, para com o funcionamento das atitudes do próprio indivíduo.

No processo de sua formação, o conceito de massa passou por transformações entre diferentes autores, o contexto histórico e  teoria apresentados no artigo sempre levam como questão conceitos relacionados a relativa irracionalidade (tendo como seu pioneiro Le Bon), ou sua “sabedoria”, racionalidade (como na crítica de Dougall), tendo diversas concepções dos comportamentos coletivos, e formulando as visões contemporâneas que teorizam tanto a formação, quanto as atitudes da massa no meio atingido.

No contexto atual, as ocorridas mobilizações massivas  tem se tornado um tema de grande atenção entre os meios de comunicação, que buscam explicações a sua ocorrência junto a especialistas de diversas áreas, porém em alguns casos, são utilizadas expressões popularmente vistas na psicologia, mas de uma forma inadequada, levando a afirmações falaciosas com o intuito de explicar as multidões.

No meio brasileiro, é destacada a falta de biografia sobre o tema, com a pouca produção de conhecimento da psicologia de massas no país, assim como é relatada a quase ausência de psicólogos sociais interessados no tema nacionalmente. Assim como no contexto americano, houve um crescimento maior na área organizacional da psicologia, em virtude de um desenvolvimento da sociedade industrial, abandonando a questão das massas ao longo da história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com