TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  17/8/2017  •  Resenha  •  1.558 Palavras (7 Páginas)  •  1.464 Visualizações

Página 1 de 7

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL

SÃO PAULO

2016

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL

5º SEMESTRE

SÁO PAULO

2016

SUMÁRIO

  1. Introdução.................................................................................................4
  2. O desenvolvimento do trabalho................................................................5
  3. Expressão do comprometimento..............................................................6
  4. Conclusão................................................................................................7
  5. Referencia Bibliograficas.........................................................................8

INTRODUÇÃO

Este estudo discute alguns impasse atuais vividos pelo psicólogo no Sistema Único de Saúde – SUS. Sua hipótese é de que eles foram produzidos por dois fatores que são; o primeiro, a porta de entrada dos psicólogos no SUS associada à reforma psiquiátrica; Segunda, o modelo prevalente de formação nos cursos de graduação que tendiam a reforçar um modelo de identidade profissional centrado no atendimento individual, em detrimento de uma atuação mais inventiva no campo da saúde. Foi realizada uma discussão a partir da literatura que aborda essas questões. A apresentação de elementos da história do programa de saúde mental. O artigo realça a importância da ampliação da ação dos psicólogos nas equipes de saúde mental para além na clínica, sem, entretanto, desprezar sua relevância, e salienta a parceria com Programa de Saúde da Família.

O DESENVOLVIMENTO  DO TRABALHO

O Psicólogo e o compromisso social no contexto da saúde coletiva

        Discussão o lugar da psicologia e as práticas realizadas no campo da assistência pública à saúde e seus desdobramentos em termos do compromisso social almejado para a categoria. A construção de novos sujeitos e praticas em saúde em questão o compromisso social.

        O SUS pode ser considerado uma das principais inovação da reforma do Estado Brasileiro. É fruto de um amplo processo de discussão em relação de saúde do país, o qual envolveu o Governo, profissionais de saúde progressistas e a população. Observa – se que ao longo dos últimos anos, vem se desenhando no setor saúde uma nova relação entre Estado e  sociedade, onde se torna mais visível a presença de uma diversidade de atores, cada qual com seus interesses e projetos próprios.

É nesse contexto que as questões relativas à avaliação a a satisfação do usuário com o serviço se suade tornaram –se importante. Para isso, exige se uma nova mentalidade profissional e organizacional, participação  e compromisso na busca da qualidade de saúde. Ou seja, é preciso uma reconstrução da subjetividade dos trabalhadores do campo da saúde, bem como alterar a cultura organizacional hegemônica (Dimenstein, 1998). Sendo esse, então o grande desafio que a Reforma Sanitária enfrenta no país.

Estamos falando da falta de compromisso do profissional com as instituição de saúde, com a qualidade e humanização das praticas, com o acolhimento e vinculo com os usuários, aspectos considerados fundamentais para a transformação dos modos hegemônicos de fazer saúde e para a construção de um sistema de suade universal, integral e equânime. Tal quadro e consequência de uma serie de fatores que vem de apresentado ao longo dos anos, entre os quais estão:

  • Redução dos investimentos no setor saúde pelo poder publico;
  • Os insuficiente investimentos na formação, capacitação e educação continuada dos trabalhadores da saúde tendo em vista novas praticas sanitárias;
  • A  falta de integração do aparelho formador com a nova realidade dos serviços.
  • A heterogeneidade das politicas de Recursos Humanos nos três níveis de poder, com discrepância quanto à remuneração, jornada de trabalho, plano de carreira e salários e , principalmente, à falta de participação do trabalhadores como co-responsáveis pela gestão do

SUS.

EXPRESSÃO DO COMPROMETIMENTO

Todos os psicólogos consideram se comprometidos com o trabalho. Tal compromisso se expressa no cumprimento das tarefas, sendo a principal delas o atendimento clinico individualizado / psicoterapia. Foi possível perceber que os psicólogo se sentem mais a vontade realizando esse tipo de tarefa. É como se sua especificidade profissional em relação a outras categorias presentes na instituição residisse no uso de tal técnica. É então uma ferramenta que garante um certa diferenciação e proporciona relativo poder profissional de psicologia, principalmente porque a maioria dos psiquiatras inseridos nas unidades básicas de saúde não se dedicam á psicoterapia, mas apenas ao tratamento farmacológico. Percebe – se que a psicoterapia termina assumindo um lugar privilegiado dentro do campo da assistência publica à saúde e expressando o que se define por comprometimento com o trabalho.  

FATORES QUE FACILITAM / DIFICULTAM O COMPROMETIMENTO

        Os principais fatores que facilitam uma atitude de comprometimento com o trabalho dizem respeito a identificação com o trabalho, as características de personalidade e valores éticos – morais. Por outro, para haver comprometimento é preciso que a instituição ofereça boas condições de trabalho, tais como espaço e recursos materiais suficientes e adequados . Quando aos fatores que dificultam o CT, todos os profissionais identificaram os baixos salários recebidos na saúde publica como aquele mais significativo. Isto faz com que os profissionais tenham que buscar outros vínculos empregatícios para manter um padrão de renda compatível com suas necessidades. Em seguida identificam na má gerencia institucional e administrativa outro fator decisivo para que haja um descompromisso com o trabalho . Nota se também que, para esses profissionais, a falta de reconhecimento por  parte da instituição e dos próprios usuários interfere na questão do envolvimento com o trabalho, pois os profissionais sentem que o seu trabalho não tem a devida relevância social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com