TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL

Por:   •  17/10/2019  •  Resenha  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

PSICOLOGIA

TEMAS EM PSICOLOGIA SOCIAL

ANDRESSA VINGTER DE SOUZA MORAES - RA: D8351E6

ANTÔNIO MIRANDA DE SOUZA JÚNIOR - RA: D796IF-3

KÁTIA ROCHA - RA: D8362C3

RAQUEL ALVES DE SENE - RA D818CF3

REGIANE BARBOSA DE SANTANA - RA D82FCF3

A IDEOLOGIA MACHISTA NO FILME TOMATES VERDES FRITOS.

SÃO PAULO

2019

ANDRESSA VINGTER DE SOUZA MORAES - RA: D8351E6

ANTÔNIO MIRANDA DE SOUZA JÚNIOR - RA: D796IF-3

KÁTIA ROCHA - RA: D8362C3

RAQUEL ALVES DE SENE - RA D818CF3

REGIANE BARBOSA DE SANTANA - RA D82FCF3

A IDEOLOGIA MACHISTA NO FILME TOMATES VERDES FRITOS.

Relatório sobre as relações entre o filme “Tomates Verdes Fritos” de 1991 e a ideologia do machismo.

Professora. DRa. Andreia Siomara.

SÃO PAULO

2019

1. INTRODUÇÃO        4

2. RELAÇÕES COM IDEOLOGIA        4

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS        5

REFERÊNCIAS        6

1. INTRODUÇÃO

O filme “Tomates Verdes Fritos”, é um filme estadunidense do ano de 1991 e é dirigido por Jon Avnet e baseado no livro Fried Green Tomatoes at the Whistle Stop Cafe de Fannie Flagg. O filme narra a história de amizade entre Ruth Jamison e Igdie Threadgoode, duas mulheres que viveram na época da Grande Depressão americana, a narradora é uma senhora que vive em uma casa de repouso que vê em Evelyn Couch, uma dona de casa que enfrenta problemas em seu casamento, uma boa ouvinte para a sua história.

Tendo como pano de fundo as relações entre cidadãos de uma pequena cidade do Alabama, o filme se divide em duas narrativas que são diretamente ligadas, ainda que separadas em cinqüenta anos.A primeira história é a de Evelyn, vivida pela atriz Kathy Bates, uma dona de casa infeliz na América moderna, lutando com seu casamento, seu peso e menopausa. Em uma viagem a uma casa de repouso para visitar a tia de seu marido, Evelyn depara com a idosa Ninny, interpretada pela atriz Jessica Tandy. Ninny, ganha a atenção de Evelyn em sua fala de abertura e através das palavras de Ninny o espectador é conduzido para a segunda parte do filme. Ambientada na década de 1930, trata-se da relação entre Ruth (Mary-Louise Parker) e Idgie (Mary Stuart Masterson), que com o tardar da história, tornam-se donas de um restaurante que serve os tomates fritos do título.

2. RELAÇÕES COM IDEOLOGIA

A filósofa Marilena Chaui, em seu texto “O que é ideologia”, elucida acerca dos conceitos de tal termo (CHAUI, 2008, p. 7). A palavra “ideologia”, por exemplo, não deve ser tomada no sentido de mero “ideário”. Para estabelecer qual é o sentido de ideologia, a mesma utiliza de dois exemplos: a ciência e a metafísica antiga e moderna, por meio de seus idealizadores, Aristóteles e Descartes. Utilizando-se da teoria aristotélica, Chaui (2008), estabelece que ideologia não é um ideário qualquer, e sim um ideário histórico, social e política que visa, conscientemente ou não, ocultar a realidade e transformá-la de acordo com interesses pré estabelecidos. No filme, percebemos como a ideologia do machismo e do racismo se estabelecem através de uma cultura milenar. Através da sobreposição do masculino ao feminino e dos brancos com os negros,  tendo como ferramenta o uso de antinomias. Os indivíduos do filme, se portam de acordo com papéis sociais estabelecidos, e Ruth e Idgie acabam por rebelarem-se pela não aceitação dos valores impostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com