TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temperatura Corporal

Artigo: Temperatura Corporal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

A temperatura corporal é controlada pelo sistema nervoso central, especificamente o hipotálamo; sendo que este controle tem o objetivo de manter o equilíbrio da temperatura do corpo (homeostase térmica), que é fundamental para impedir a lise celular.

Para que aconteça este controle, vários mecanismos são ativados ocorrendo assim uma transferência de calor, tendo como processos para realizar esta transferência a condução, convecção, radiação e evaporação. Que se dá por perda ou ganho de energia, sendo que energia=calor.

2-A temperatura central praticamente não altera, permanecendo quase sempre constante, variando mais ou menos 0,6° C, mesmo quando o organismo está exposto a grandes variações de frio ou calor, devido ao aparelho termorregulador.

3- Os mecansmos de feedback que regulam a temperatura do corpo operam por meio dos outros termorreguladores localizados no hipotalamo, auxiliada por detectores de temperatura que determinam se a temperatura corporal está execessivamente quente ou fria . Os impulsos provenientes desta area são trasnsmitidos pelas vias autinamicas para a medula e , dai epla via simpatica para a pele de todo o corpo.

O hipotalamo anterior contém grande numero de neuronios sensiveis ao calor e ao frio para o controle da temperatura corporal.

Quandp a area do hipotalamo anterior é aquecida verifica-se imediatamente por todo o corpo uma sudorese intensa na pele associada a uma vasodilatação cutanea.

Além disso, outros receptores localizados na pele e nos tecidos corporais também atuam na regulação da temperatura.

6-O principal centro é o sistema nervoso autonomo.

A área pré-optica: recebe muitas fribras que transportam neuromediadores , como a angiotensina H,pépticas indutores do sono , encegalia , endorfina. É constituido pelos nucleos pré-optico medial e lateral e ainda pelos nucleos periventricular. O nucleo pré – optico medial coontém neuronios que produzem AnRH que chega a adinhipofise pelo trato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com