TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Temperatura De Ebulição

Artigo: Temperatura De Ebulição. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A utilização do petróleo como fonte de energia foi essencial para garantir o desenvolvimento industrial verificado durante o século XX. Através da sua destilação fracionada, podem-se obter vários produtos derivados de grande importância econômica, tais como o gás natural, o querosene, o diesel, os óleos lubrificantes, a parafina e o asfalto. Mas a fração do petróleo que apresenta maior valor comercial é a gasolina, tipicamente uma mistura de hidrocarbonetos saturados que contém de 5 a 8 átomos de carbono por molécula (Morrison e Boyd, 1996; Solomons, 1996).

A qualidade da gasolina comercializada no Brasil tem sido constante objeto de questionamento; assim, a determinação da sua composição é importante, devido a algumas formas de adulteração com solventes orgânicos que prejudicam os motores dos automóveis.

A gasolina é usada em motores de combustão interna, pois é carburante, isto é, tem grande capacidade de misturar-se com o ar além de ter alto poder calórico, ou seja, ao queimar produz grande quantidade de calor.

A gasolina, bem como o álcool, é composta por moléculas de hidrogênio e carbono, na presença de oxigênio e uma centelha elétrica, o carbono e o hidrogênio reagem quimicamente com o oxigênio, formando moléculas de dióxido de carbono e água (combustão completa).

Essas reações liberam grande quantidade de energia em forma de calor, que é transformado em trabalho pelo motor.

A falta ou excesso de álcool em relação aos limites estabelecidos pela ANP compromete a qualidade do produto que chega aos consumidores brasileiros. Assim, avaliar a composição da gasolina, verificando se o teor de álcool está adequado, é uma atitude muito importante.

OBJETIVO

Determinar a porcentagem de álcool na gasolina. Sabe-se que o teor de álcool na gasolina determinado por normatização estabelecida pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) é, no máximo, de 25%.

MATERIAL

Proveta de 50 mL, pissete com água destilada, bastão de vidro e gasolina de diferentes postos da região.

PROCEDIMENTO

Tipos de álcool

Adicione 2mL de álcool etílico ao tubo de ensaio contendo um pedaço de carbureto de cálcio, presentes em sua bancada. Coloque uma rolha levemente sobre a boca do tubo de ensaio. Aguarde cinco minutos e observe as modificações ocorridas. Aproxime uma chama de palito de fósforo à boca do tubo de ensaio e observe.

1. Classifique o etanol utilizado e apresente a reação química balanceada envolvida.

2. “Uma vez que a gasolina é uma mistura homogênea, o procedimento anterior não pode ser utilizado para identificar sua possível adulteração com acréscimo de etanol além da proporção especificada pela ANP”. Explique essa afirmativa.

Determinação do teor alcoólico na gasolina

Adicione 50 ml de gasolina comum numa proveta de 100 ml e, em seguida, rapidamente, complete o volume ate os 100 ml com água destilada. Tampe a proveta com força, com auxilio da palma da mão. Cuidando para não espirrar e perder líquido, inverta a proveta 3 vezes e agite-a para promover a mistura dos líquidos. Mantenha em repouso ate a separação completa das duas fases e registre o volume de cada uma.

Com base no aspecto das soluções de gasolina antes e após a adição de água e, também, nas características químicas das moléculas envolvidas, explique o fenômeno. Denomina-se álcool todo composto orgânico que apresenta um grupo hidroxila, -OH, ligado a um carbono saturado. Os álcoois possuem na molécula uma parte polar referente ao grupo - OH e uma parte apolar referente á cadeia carbônica.

Considere, por exemplo, a molécula de etanol, usado como combustível:

3H+C - C+2H – OH

(Apolar) (Polar)

Isso explica como o etanol, pode se dissolver tanto na gasolina (apolar) como na água (polar)

Utilizando a leitura do volume das fases formadas na proveta, determine se a amostra de gasolina testada esta dentro dos padrões recomendados ou se esta adulterada. Apresente os cálculos envolvidos e a porcentagem de álcool em cada amostra.

Amostra A Amostra B

Antes da mistura 50% gasolina, 50% água 50% gasolina, 50% água

Após a mistura 36% gasolina, 64% água 50% gasolina, 50% água

Os resultados da amostra A mostram que a gasolina estava pura contendo assim, 0% de álcool que esta dentro do recomendado que é ate 24%.

Os resultados da amostra B mostram que há 28% de álcool como apontam os cálculos abaixo que esta fora do recomendado de ate 24% significando que a amostra esta adulterada.

50 100

14 x

50x = 1400

X= 1400/50

X= 28

CONCLUSÃO

Embora a porcentagem de alcool na gasolina determinada pela ANP seja no maximo 25%, em nosso experimento concluimos que a gasolina utilizada tinha 28% de alcool.

Podemos observar também que a gasolina possui caráter apolar, sendo assim ela só se mistura em um solvente apolar e o alcool apresenta em sua molécula uma na extremidade apolar e outra parte polar.

É por isso que essa substância se mistura tanto em água(polar) quanto na gasolina (apolar).

Questionário

1. Qual é a composição da gasolina e quais os tipos de ligações envolvidas?

2. Por que a gasolina não mistura com a água e o álcool sim? Explique o que ocorre entre as moléculas e as fases formadas.

3. O que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com