TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Artigo: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  2.629 Palavras (11 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 11

ATPS

PASSO -1

PARALELO DO FILME

TEMPOS MODERNOS E A MODERNA GESTÃO DE PESSOAS

A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos básicos:

* Pessoas como seres humanos – No filme pode-se observar o contrário desta condição, os empregadores utilizando os profissionais como máquinas ou “peças” desta enorme engrenagem industrial;

* Pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais; fornecer este tipo de relação não ocorre em uma época como a que se passou o filme mencionado; onde empresários de fora traziam as idéias e melhorias, mas não havia investimento e nem credibilidade ao profissional interno;

* Pessoas como parceiras da organização; Este tipo de parceria também não pode ser identificado, pois não havia benefícios e fatores motivacionais; A Organização é a principal responsável pelo desempenho profissional e conseqüente qualidade na produção. A Gestão de Pessoas é fundamental em uma organização, pois reorganiza, estrutura, motiva, administra, desenvolve o grupo de profissionais e conseqüentemente com a ajuda da força de trabalho alcançará seus objetivos como organização.

O que ocorreu em relação ao perfil antigo da organização, e o atual, podem ser comparados a reestruturação no setor profissional e organizacional para identificar estes fatores de mudança.

Podemos mencionar alguns aspectos da importância da GESTÃO DE PESSOAS dentro da organização:

* Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão;

* Proporcionar competitividade à organização;

*Proporcionar à organização talentos bem treinados e motivados;

* Aumentar a realização e a satisfação das pessoas no trabalho;

* Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho;

* Administrar a mudança.

A concepção de satisfação do cliente como principal objetivo está modificada, pois as organizações estão investindo nos profissionais para melhor satisfazer os clientes.

O princípio básico e fundamental na tomada de ações para o sucesso motivacional da gestão de pessoas consiste em seis processos básicos:

A- Agregar pessoas – Novos profissionais, novas idéias;

B- Aplicar pessoas – acompanhamento de desempenho;

C- Recompensar pessoas – Satisfação das necessidades pessoais, Motivação;

D-Desenvolver pessoas, Capacitar o desenvolvimento profissional, treinar, agregar valores a organização e ao próprio colaborador;

E- Manter pessoas – Clima organizacional e profissional da área de Psicologia para trabalhar a motivação dos funcionários, trabalhando o incentivo a continuar na organização;

F- Monitorar pessoas – Acompanhamento e controle de atividades para avaliação e conseqüentemente melhoria constante.

O filme Tempos modernos (Modern Times, EUA 1936 Direção: Charles Chaplin, que trata do último filme mudo de Chaplin, focalizando a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, quando a depressão atingiu toda a sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego: fala sobre a revolução industrial, após a crise imediata de 1929. Fica evidente a grande insegurança causada pela crise. Trabalhadores eram tratados como peças de grande engrenagem, realizavam serviços extremamente braçais, movimentos sincronizados e repetitivos. Não há preocupação, por parte da empresa, com o bem estar e condições de trabalho.

Chaplin nos passou a imagem social, mostrando as maquinas tomando o lugar do homem e deixando-os escravos das atividades dentro da empresa. Com as mudanças Chaplin teve um colapso nervoso por excesso de trabalho, e foi parar no hospital, tendo que ficar internado por um bom tempo.Quando recebe alta do hospital, já percebe que houve outras mudanças, as empresas estavam fechadas e nas ruas costumavam ter comissões de protestantes. a situação atual, podemos afirmar, que apesar das tecnologias de ponta empregadas, atualmente na produção industrial, a condição sócio-econômica do homem continua relegada a segundo plano e conforme podemos constatar, através do filme, a implantação do sistema de esteiras móveis nas fábricas, tinha como finalidade aumentar a produtividade das indústrias. Só que esse novo processo produtivo só trouxe benefícios para a classe patronal, que a partir daquele momento tinha como principal triunfo a institucionalização do processo de mais valia.

Enquanto que os operários eram cada vez mais explorados, pois não tinham os seus direitos trabalhistas respeitados e eram obrigados a produzirem sempre mais, fato esse que deixava-os muitas vezes estafados e/ou neuróticos(robotizados) em função das condições de trabalho e do aviltamento salarial estabelecido pelos empresários.

Conclusão

Apesar dessa situação adversa, que prevalece até a presente data, o operariado sonha em ter sua casa própria, constituir família e participar da vida social. Só que na maioria das vezes esses sonhos não se tornam realidade porque a precária condição econômica e social imposta ao trabalhador não lhe permite saciar suas necessidades pessoais e primordiais, tais como : as de caráter sociais, financeiras, habitacionais, nutricionais etc. E o pior de tudo é que esses fatos até hoje, ainda fazem parte da vida da maioria dos trabalhadores brasileiros, que são vítimas dos empresários gananciosos que predominam na iniciativa privada e, que agem em nome do capitalismo selvagem, onde prevalecem os dados numéricos, estatísticos, financeiros e outros que venham satisfazer os interesses da burguesia elitista que predomina no país.

Assim sendo, a classe trabalhadora que luta no seu dia-a-dia por dias melhores fica cada vez excluída da sociedade(segregação social), sem emprego e sem perspectiva de realizar ou conquistar

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO , ILUSTRAR A REALIDADE DO TRABALHADOR , PASSANDO POR DIFICULDADES E MANTENDO A ESPERANÇA DE DIAS MELHORES.

NESTA ETAPA, VAMOS FAZER UMA RELAÇÃO ENTRE O FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLES CHAPLIN

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com