TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Dissertações: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 7

Os novos desafios da gestão de pessoas

O filme fora desenvolvido por conta da crise de Nova York, nele aborda temas importantes da época e fala sobre a busca da felicidade, essa é uma d as frases que inicia o filme. Após a crise da depressão de 1929,Chaplin produziu, dirigiu e atuou o filme onde ele relata no ano 1930 as consequências da crise que levou grande parte da população ao desemprego e à fome. Por conta disso os operários se sujeitaram a qualquer oportunidade e condição de trabalho. No contexto histórico que originou o filme, relata à história de um operário que depois de um trabalho repetitivo e sem mudanças o levou a loucura. Mostrando-nos o compromisso dele em estar produzindo mais e mais com carga horária extensa e com condições sub-humanas.

Diferente da gestão moderna de pessoas, onde os trabalhadores são reconhecidos como colaboradores e são assegurados por lei e pelo sindicato. Começando assim, as mudanças de jornada de trabalho de forma que não prejudique sua saúde.

No filme, o operário é mandado embora sem nenhum direito e internado em um hospital, em face, a loucura que ocasionou o trabalho. Saiu de lá recuperado, mas com a eterna ameaça que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria. Mediante toda esta situação a empresa não lhe deu nenhum apoio financeiro ou emocional para poder seguir em sua caminhada em busca de novas oportunidades e estabilidade financeira.

Podemos analisar no filme a dificuldade dele para se adaptar nos serviços, onde conseguiram vários, mas sem sucesso, pois o stress o acompanhava durante toda trajetória e a cada serviço, a cada empresa, fazendo com que seu stress aumentasse cada dia mais.

Já na nova gestão de pessoas, o apoio ao colaborador é intensivo, pois sobre qualquer problema existem pessoas para orientar, ajudar financeiramente e dar um apoio psicológico e ainda é assegurado pela lei com alguns benefícios que são: auxilio doença, seguro de vida, plano de saúde, previdência privada, etc. Deixando o colaborador mais seguro para executar suas atividades no emprego, pois existem planos para sua família, seja na área da saúde, do entretenimento ou do lazer. Assim aumenta a produtividade da empresa com qualidade no serviço, sendo a empresa e o colaborador beneficiados com os resultados positivos.

Existe uma grande divergência entre o filme e a moderna gestão de pessoas. Enquanto o filme trata do foco na produtividade, trabalhadores vistos como apenas números na empresa, sem perspectiva de vida, visando apenas o lucro e não dando plano de carreira.

Enquanto na moderna gestão de pessoas reconhecem os trabalhadores como seu maior ativo, hoje existe um relacionamento de ganha entre ambas as partes. Onde os trabalhadores são os talentos das empresas, onde as organizações precisam das pessoas para alcançar bons resultados, e as pessoas que precisam das organizações para obter seu crescimento pessoal. Na visão moderna da gestão de pessoas, os colaboradores são incentivados a se dedicarem e se aperfeiçoarem, são reconhecidas como geradores de conhecimentos, a organização e os colaboradores estabelecem uma sinergia. Há todo um planejamento de RH, recrutamento, seleção, orientação, avaliação do desempenho, remuneração, treinamento e desenvolvimento, relações sindicais, segurança, saúde, bem estar, benefícios.

A ARH refere-se às políticas e práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas, com objetivo de agregar pessoas, orientar, avaliando seu desempenho. Recompensar as pessoas, salários, prêmios, benefícios e serviços sociais, Desenvolver as pessoas, treinamentos, dar suporte para que as pessoas se sintam bem dentro da organização, acompanhar e controlar as atividades.

Esses processos são dependentes um do outro e devem ser geridos de forma eficaz para se completarem.

A visão de hoje está em práticas de organização onde se juntam forças para se chegar ao resultado esperado por todos, pessoas e organizações, funcionando em equipe. O conhecimento e o potencial humano é o grande diferencial para se mantiver no mercado.

As empresas que já estão praticando ou adequando a Gestão de Pessoas, de maneira tanto horizontal como vertical, onde todos os colaboradores são parceiros e tem grandes chances de se manter no mercado, alcançar seus objetivos e metas.

Recrutamento e Seleção de Pessoal

O processo de recrutamento de pessoas se inicia a partir da necessidade de uma organização para o preenchimento de uma vaga, por causa do aumento do quadro de funcionário ou pela necessidade de substituir um colaborador que foi dispensado ou que se encontra afastado das suas atividades.

O processo de recrutamento e seleção prevê uma série de “passos” a serem seguidos para que o processo tenha êxito.

Dentre os passos destacamos:

1 Fazer planejamento e a previsão da força de trabalho para determinar as vagas a serem preenchidas;

2 Formar um conjunto de candidatos para esses cargos através de recrutamento interno/externo.

3 Fazer com que os candidatos preencham fichas de inscrição e talvez realizar uma entrevista de seleção inicial.

4 Utilizar várias técnicas de seleção como testes, informações sobre antecedentes e exames médicos para identificar os candidatos viáveis.

5 Enviar um ou mais candidatos viáveis ao supervisor ou responsável pelo cargo.

6 Submeter os candidatos a uma ou mais entrevistas de seleção com o supervisor e outros interessados para determinar qual ou quais candidatos receberão propostas.

Executado os passos indicados a organização através da área de recrutamento e seleção dará início ao processo, podendo, dependendo da necessidade de iniciar o recrutamento buscando candidatos no âmbito interno ou externo.

Caso opte pelo recrutamento interno poderá se valer da afixação de anúncios nos quadros de avisos ou pelo sistema de intranet, hoje disponível em quase todas as organizações.

Contudo, caso opte pelo recrutamento externo, poderá utilizar a seleção direta ou seja, publicar anúncios em meios de comunicação, por exemplo: jornais, revistas , portal da empresa na intranet dispondo aos interessados, o cadastro de seus currículo; ou utilizar os meios indiretos, que é a contratação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com