TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Trabalho Escolar: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  5.732 Palavras (23 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 23

RESUMO

Tendo em vista os desafios propostos aos professores, e considerando as peculiaridades da sociedade moderna e industrial, o presente artigo aborda a temática da educação ambiental no Brasil. As discussões sobre a problemática ambiental raramente conseguem alcançar o plano do ensino escolar, em nível fundamental e médio, fazendo persistir a distância entre universidade e escola de formação básica, entre debate acadêmico acerca da problemática ambiental e educação ambiental. O tema da conservação ambiental não é apenas um desafio didático-pedagógico, como vem sendo tratado por muitos educadores, mas diz respeito a uma problemática muito mais complexa. O trabalho tem como objetivo discutir a necessidade de ampliação da discussão, de maneira que possibilite o tratamento de temas fundamentais, geralmente discutidos no campo da política, da economia, e da sociologia, como estratégia de sensibilização e compreensão da problemática ambiental. A pesquisa foi conduzida a partir da análise dos condicionantes da problemática ambiental, e do estudo do processo de incorporação da temática ambiental nas disciplinas do grupo das ciências sociais. Como resultado, a crise ambiental é entendida como mais um sintoma da crise da modernidade, que se manifesta não apenas por intermédio do desajuste ambiental, mas também por meio do agravamento dos problemas sociais, políticos e econômicos.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Modernidade. Ambiente.

________________________________________

ABSTRACT

Considering the challenges proposed for teachers, and the peculiarities of modern and industrial society, this article approaches the theme of environmental education in Brazil. Discussions about the environment problem seldom reach the teaching level, on the basic and intermediary levels, maintaining the gap between the university and the basic formation school, between the academic debate about the environment problematic and environmental education. The theme environment conservation is not only a didactical-pedagogical challenge, as it has been treated by many educators, but is related to a much more complex problem. This study has as objective to discuss the need to expand the discussion in such a way that it would allow the treatment of fundamental themes, generally discussed in politics, economy, sociology, as an awareness and comprehension of environment problematic strategy. The research was done from the analysis of environment problematic conditionings, and the study of the process of incorporation of the environment theme in courses of the social sciences group. As a result, the environment crisis is understood more as a symptom of the modernity crisis, which is manifested not only through the environment disadjustment, but also by the worsening of social, political and economical problems.

Keywords: Environmental education. Modernity. Environment.

________________________________________

INTRODUÇÃO

Dentre os grandes desafios que se apresentam aos professores de todos os níveis do ensino, a educação ambiental talvez esteja entre os mais complexos. A constituição da sociedade industrial no ocidente, a partir do século XVIII, concomitante a simultâneos processos modernizantes, engendrou um turbilhão de desajustes econômicos, políticos e sociais, grande-mente explorados pelo pensamento social nos últimos duzentos anos. Contudo, o debate acerca das consequências do desenvolvimento tecnológico e industrial sobre a natureza, em geral circunscrito às comunidades acadêmicas, foi ainda mais dificultado pela disjunção dos campos de pesquisa, que tem limitado o diálogo entre os pesquisadores.

As discussões sobre a problemática ambiental raramente conseguem alcançar o plano do ensino escolar, em nível fundamental e médio, fazendo persistir a distância entre universidade e escola de formação básica, entre debate acadêmico acerca da problemática ambiental e educação ambiental. O tema da conservação ambiental é, como veremos, não apenas um desafio didático-pedagógico - como vem sendo tratado por muitos educadores - mas também um problema de caráter econômico, político, social e ideológico.

Tendo em vista estas temáticas, este artigo inicia com o tratamento de alguns problemas na esfera da educação ambiental. A seguir, aborda tópicos relacionados à organização dos saberes, face à verificação de que o acertado equacionamento da problemática ambiental só pode ser realizado em um quadro mais amplo.

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SOCIEDADE DE CONSUMO

Da polarização das ciências em dois blocos distintos (de um lado as ciências naturais e de outro as humanidades), sucedeu uma conceituação de ambiente restrita a uma concepção naturalista e cientificista – um enfoque ecológico -, em que os elementos componentes do quadro natural (ar, água, solo, plantas e animais etc.) situavam-se hierarquicamente em posição mais importante do que o homem socialmente organizado (MENDONÇA, 2002).

É no contexto do agravamento da crise ambiental, durante o século XX, que a reconceituação de ambiente foi requerida, face à percepção de que os danos provocados à natureza pela humanidade resultam de uma variedade de transformações associadas à modernização. Não apenas os fenômenos técnico-industriais e a ação das corporações e do Estado são responsáveis pela difusão de novos padrões de consumo e pelo estabelecimento de um estilo de vida moderno, predominantemente urbanizado. É necessário também considerar a interferência dos meios de comunicação, como agentes conformadores de uma cultura de massas.

Esta compreensão não implica, porém, na redução dos elementos da natureza a meros recursos, pois como ressaltou Mendonça (2002), "antes de serem transformados constituem-se em bens e elementos naturais que possuem dinâmica própria e que independem da apropriação social [...]" (MENDONÇA, 2002, p. 138).

Portanto, o primeiro passo, efetuado nos últimos anos, a caminho da sensibilização da sociedade em relação aos problemas ambientais, exigiu a ampliação do conceito de ambiente. Esta adequação do conceito, ainda em processo no seio das comunidades de estudiosos, em função de sua própria heterogeneidade, apresenta-se, para Mendonça (2002, p.125-126), como um desafio "para toda uma geração de intelectuais, cientistas e ambientalistas que se encontram vinculados a tais discussões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.6 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com