TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Ensaios: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de produção que o filme “Tempos Modernos” sinaliza é o Fordismo. O processo de produção fordista fundamenta-se na linha de montagem acoplada à esteira rolante que evita o deslocamento dos trabalhadores e mantém um fluxo contínuo e progressivo das peças e partes, permitindo a redução dos tempos mortos, e, portanto, da porosidade. Em várias cenas, a maquina adquire vida própria. E o trabalho, como atividade vital, transforma-se, para os operários-massa desta produção fordista, em atividade repetitiva, parcelada e monótona, com sua velocidade e ritmo estabelecidos independentemente do trabalhador, que o executa através de uma disciplina rígida.

O operário da indústria taylorista-fordista executa apenas uma operação rotineira e monótona, manipulando, no decorre da jornada de trabalho, objetos que são abstrações, meros componentes de uma mercadoria complexa, parcelizada em elementos padrões. A ferramenta e seu obejto de manipulação é especializada, não exigindo do operário habilidades mentais complexas.

Inicialmente foram retratados os principais elementos das fábricas fordista-taylorista, em especial a produção em massa. As imensas instalações fabris são retratadas, assim como a massa de operários que entravam diariamente para trabalhar. Em seguida, Chaplin apresenta as formas de controle do capital sobre a força de trabalho, onde o capitalismo exerce controle total sobre a produção capitalista através do comando da velocidade da esteira automática, acionada pelo capataz, a partir das suas ordens dadas através de uma tela imensa. O sistema de máquinas possui, como mediação hierárquica, o capataz, homem musculoso e de força física, em contraste com os demais operários da linha de montagem. É ele quem executa as ordens do capitalista no local de trabalho, acionando o controle de velocidade do sistema de máquinas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com