TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Pesquisas Acadêmicas: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2013  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 3

Tempos modernos o filme

Tempos modernos

O filme mostra uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas”. Desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para burguesia.

Em 1929 a produção industrial norte-americana reduziu-se pela metade, pois a falência atingiu cerca de 130 mil estabelecimentos e 10 mil bancos. Nesta época não existia mais compradores para as mercadorias e tinha milhões de pessoas passando fome.

Diante de tal realidade o governo a quem os trabalhadores apelidaram de “presidente da fome” procurou ajudar as grandes empresas capitalistas sendo as representadas por indústrias e banqueiros a reduzir o grã de miséria das camadas populares. A luta de classes se radicalizou com a consciência política e organização do operário sendo assim conseguiu mobilizar importantes setores da classe trabalhadora.

Nos primeiros anos da década de 30, a crise se refletia por todo mundo capitalista, contribuindo para o fortalecimento do nazifascismo europeu. A prioridade do plano era recuperar a economia abalada pela crise combatendo seu principal problema social: o desemprego. Através de uma maior intervenção sobre a economia, já que a crise era do modelo econômico liberal o governo procurou estabelecer um controle sobre a produção utilizando mecanismos como “códigos de concorrência. A intenção era também evitar a manutenção de grandes excedentes agrícolas e industriais para combater o desemprego foi reduzida a semana de trabalho e realizadas inúmeras obras publicas recuperando os níveis de produção e consumo antes da crise.

A Moderna Gestão de Pessoas

“Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais. [...] Em vez de investirem diretamente nos clientes, elas estão investindo nas pessoas que os atendem e os servem e quem sabe como satisfazê-lo.” Todos nós passamos o tempo todo de nossas vidas trabalhando em organizações e é claro depende delas para viver junto com a busca do sucesso pessoal, porém as empresas dependem das pessoas para poder produzir seus bens e serviços. É uma área contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura, estrutura, características, negócio e tecnologias da organização. Aspectos fundamentais para a gestão de pessoas:

-As pessoas como seres humanos: ou seja, com personalidade e história próprias, possuidores de conhecimento, habilidades e atitudes indispensáveis às organizações.

-As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais: que fornecem à empresa inteligência, talento, criatividade, comprometimento e renovação constante em um mundo de mudanças e desafios.

-As pessoas como parceiras da organização: como parceiros, as pessoas investem conhecimento, esforços, etc. na empresa, na expectativa de obter retorno (salários, crescimento profissional, benefícios).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com