TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Exames: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

“Todas as pessoas devem se sentir importantes, necessárias, úteis, bem sucedidas, orgulhosas e não pouco importantes, intercambiáveis, anônimas, dispensáveis, inúteis e desrespeitadas”, tempos modernos nos faz refletir sobre a importância da identidade, individualidade e do valor próprio do ser humano.

Relatório

O filme tempos modernos se passa no inicio do século XX, na época da revolução Industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em serie, o que criou o contexto para aplicação das primeiras teorias administrativas, no filme sendo abordadas criticamente as principais abordagens do Taylorimo e Fordismo.

Logo nas primeiras cenas, observamos que a produção em massa deve ser realizada no menor tempo possível, a repetição de exercícios por parte do operário causa a alienação do mesmo, este fato é retratado por Charlie Chaplin, um operário que trabalha em uma linha de montagem apertando parafuso, em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, Chaplin, mesmo fora da função continua fazendo os mesmos movimentos.

Analisando ainda as primeiras cenas podemos identificar que ao substituir a figura do artesão pela do operário que vendia sua força de trabalho em troca de compensação monetária, o trabalhador fabril não tinha noção de quanto era o valor da riqueza produzida por sua força de trabalho. Segundo a teoria dos pensadores Karl Marx e Friendrich Engels, o operário recebia um salario que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho. Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração sistemática.

Ainda no filme a questão vital do emprego, vai ser unida por Charlie Chaplin à questão vital do amor, à procura da estabilidade emocional e familiar, mostrando assim a importância de uma estrutura familiar, pois com o trabalho mecanista não havia tempo para a família, as pessoas não tinham entretenimento, descanso ou crescimento profissional como um meio para melhorar de vida.

Conclusão

Portanto conclui-se que, tempos moderno retrata a alienação, a mais-valia, o trabalho puramente mecanista, o ser humano sendo tratado como um mero objeto, o desemprego como degradação do homem, a injustiça e a família, um fator fundamental para a realização pessoal.

Vale salientar que o filme também nos faz refletir e discutir todo o conceito de que a teoria cientifica trouxe, nos ajudando a compreender todo o conceito da época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com