TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Trabalho Escolar: Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/9/2014  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  251 Visualizações

Disserte sobre o Fordismo, suas vantagens e desvantagens.

Fordismo é um sistema de produção que foi criado pelo norte-americano Henry Ford. Ele formulou este sistema para sua indústria de automóveis, que tinha como principal característica a fabricação em massa para a sua linha de montagem.

Esse sistema tinha objetivo de minimizar as despesas de produção e então baixar o custo do produto e poder vender para maior número possível de consumidores. Funcionava com uma esteira rolante que conduzia os automóveis, e cada funcionário executava uma etapa. Com isso havia a vantagem para a empresa de que os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho e traziam maior velocidade na produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.

Com a existencia dessa produção em massa e uma padronização decorrente dela, o mercado conseguiu produzir produtos mais baratos, oque proporcionou as classes com menor poder aquisitivo a terem acesso a esses produtos. Também pode-se citar como vantagem a redução da jornada de trabalho e uma maior remuneração salarial para a época.

As desvantagens eram principalmente para o trabalhador, que apesar de obter um aumento na remuneração salarial e a diminuição do horário de trabalho, ainda assim não conseguia atender suas necessidades como ser humano durante o expdiente, pois o trabalho era repetitivo e desgastante, não proporcionava uma visão geral sobre todas as etapas de produção levando os funcionários a uma baixa qualificação profissional.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com