TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Trabalho Universitário: Tempos Modernos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  941 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “Tempos Modernos” e o surgimento da sociologia

O filme se passa numa época em que as leis trabalhistas não estavam reguladas visando à proteção dos trabalhadores. Os donos das fábricas buscavam tirar o máximo de força mecânica dos seus empregados.

Na época da revolução industrial, os trabalhadores eram vistos como “objetos”, pois a única coisa que importava era o lucro. Os trabalhadores eram tratados como máquinas, que não podia parar de fazer a sua função porque seus movimentos eram interligados com o dos outros. Os trabalhadores enfrentavam uma carga horária absurda.

O filme retrata muitas críticas em relação ao sistema. A luta por melhores salários, por melhores condições de trabalho, por uma carga horária menor e também em relação à exploração do trabalhador.

Existe um investimento em tecnologia, mas a mesma voltada em buscar inovações com objetivo de que os trabalhadores produzissem mais, com menor perda de tempo.

Observamos no filme quando um apertava o parafuso, o outro martelava e assim por diante. Tudo na fábrica era cronometrado, buscando o aumento de produção, ou seja, o que era preciso para um controle social, através de uma cooperação entre os homens, isso aconteceria através da divisão do trabalho, cada pessoa precisaria do serviço da outra para realizar sua função.

Em meio a tudo isso, surge a sociologia como uma ciência que se faz necessária de entender e estudar essa mudança que esta acontecendo na sociedade, segundo Durkheim a sociedade é como um organismo que sofre de uma patologia, a necessidade de lucrar. Nesse período muitos dos conceitos abordados por Durkheim se fazem presentes como por exemplo a solidariedade social, nas fabricas cada pessoa tinha sua função se a mesma não faz sua parte atrapalha a função de um outro.

O pensamento coletivo também se faz presente nesse momento de ascensão da sociologia com uma ciência e o caos e a revolução industrial nos traz a sociedade pensando apenas no lucro, ou seja, no dinheiro. Esse pensamento vira um padrão de objetivo de vida tanto classe mais baixa como da classe dominante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com