TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Exames: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  1.021 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE EXTRA: Tempos Modernos - Imortal e atualíssimo

PERGUNTAS

a) Por que o filme tempos modernos é considerado um clássico? Como ele pode afetar as relações entre subordinados e subalternos na administração da produção?

No contexto cinematográfico, foi o último filme mudo de Charles Chaplin, ambientado no contexto urbano dos estadunidenses da década de 1930, logo após a crise econômica de 1929. A depressão levou grande parte da população ao desemprego, à miséria e à fome.

Um filme como "Tempos Modernos", de Charles Chaplin pode ser considerado um clássico pois conseguiu ao longo de toda a sua produção realçar a linguagem, a estética, o formato e o conteúdo das produções cinematográficas, sendo considerado por muitos como um dos maiores, senão o principal, entre todos os cineastas do século XX) se ajusta como uma luva no conceito de clássico.

A personagem principal é Carlitos, que consegue emprego numa grande indústria e transforma-se em líder grevista. O filme trata da vida dos operários numa sociedade industrial que submete os trabalhadores a condições desumanas de trabalho e persegue aqueles que se contrapõem ao sistema. O contraste entre a vida dos operários e das classes ricas também é destacado no filme.

b) Como o filme pode auxiliar na formação de um gerente de produção?

O filme focaliza a vida do homem na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho.

Em variados momentos, o filme nos apresenta possibilidades de refletir sobre situações relativas ao trabalho no mundo industrial e as relações entre patrões e empregados.

Uma verdadeira aula de cinema que nos dá possibilidades de discutir situações do início do século XX que são extremamente atuais, como a crítica ao sistema vigente, as relações entre os homens e a tecnologia, a questão do tempo numa sociedade que se move com extrema rapidez e a própria natureza humana.

c) Compare o alerta de Chaplin e a ação dos sindicatos no contexto atual de trabalho no Brasil.

No filme há uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias inovadoras.

Em sua segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado, alimenta todo conforto e diversão para burguesia.

Desde a época do filme até os dias atuais, o Brasil vive uma grande desigualdade social, o que causa inúmeros problemas à sociedade, dentre eles o aumento da violência.

O movimento sindical no Brasil foi, a partir da década de 1930, organizado mediante interferência direta do Estado. Embora não tenha havido proibição para a atuação sindical, as organizações de trabalhadores têm sido fortemente tuteladas pelo aparato burocrático que ainda se mantêm de pé. As transformações recentes no capitalismo, sobretudo nas últimas quatro décadas, alteraram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com