TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos

Artigo: Tempos Modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 2

Caieiras, 20 de Setembro de 2012.

Resumo : Tempos Modernos

A-)

O filme nos apresenta a possibilidade de refletir sobre situações relativas ao trabalho no mundo industrial e as relações entre patrões e empregados, é uma crítica referente à sociedade de uma maneira geral, baseada então em um mecanicismo. Ele refere-se a uma crítica ao modernismo e capitalismo representado através da industrialização, onde o operário passa a ter uma rotina incansável na linha de montagem de uma indústria deixando claro o excesso de trabalho ao qual após sua jornada de trabalho se comportava como se ainda estivesse exercendo.

Charles Chaplin consegue transmitir uma idéia de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje.

Devido ao excesso de trabalho o personagem adoece e é internado em um sanatório, ao retornar ele se depara com a crise na qual toda a parte empregativa estava falindo e o País passava por uma grande miséria e ele se vê obrigado a ir em busca de um novo emprego para que pudesse sobreviver a toda aquela crise.

B-)

O filme foi retratado no século XIX em plena revolução industrial , período de transição econômica e o trabalho artesanal deu lugar aos manufaturados.

Relata dentro da crise de 1929 que fala da industrialização e a economia dos Estados Unidos ,sendo ao mesmo tempo uma crise de proporções mundiais que coloca em pauta o capitalismo, lideralismo e a democracia fazendo uma crítica a sociedade capitalista dos anos 30 do século XX , a industrialização e mecanização da mão de obra, que causava (e ainda causa) desemprego.

Relata o impacto da industrialização dentro desta sociedade havendo greves, miséria e a questão social.

C-)

A cena nos mostra o homem escravo do relógio, com seus horários todos pré-estabelecidos, mostra à hora da entrada dos operários na fábrica, homens apressados, dirigindo-se a seus empregos tendo que cumprir suas tarefas feitas por pastores (chefes).

A imagem de ovelhas ilustra que o empregado não é tão diferente dos animais, tendo que seguir ordens e rotinas.

D-)

As principais críticas apresentadas é o modernismo e o capitalismo.

E-)

O filme cria um contexto perfeito para a aplicação das primeiras Teorias da Administração sendo abordado a teoria de Taylor.

F-)

A cena transmite que a empresa era vista como uma máquina e Chaplin (o personagem) eram como se fosse uma peça desta máquina.

Uma fábrica com trabalho desumano, um serviço repetitivo onde os colaboradores eram mal alimentados, se alimentando quase em cima das máquinas.

G-)

A jovem que havia desistido de lutar, é contagiada pela alegria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com