TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tempos Modernos - RESENHA CRÍTICA

Exames: Tempos Modernos - RESENHA CRÍTICA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  3.787 Visualizações

Página 1 de 2

Assista o filme: “Tempos Modernos” estrelado por Charlie Chaplin, e em seguida, descreva as situações de trabalho que expõem os indivíduos a riscos, e quais as consequências, que a falta de segurança e higiene no ambiente de trabalho, acarretam na saúde dos trabalhadores.

O filme mostra a realidade vivida na época da grande depressão, meados da década de 30, com o aumento do modernismo mecanicista capitalista industrial, onde se buscava atingir um processo produtivo mais eficaz e rápido para atender as necessidades da burguesia e do sistema em expansão. Tínhamos nesse contexto trabalhadores realizando suas funções de modo repetitivo e de maneira incansável sob uma supervisão severa e em ambientes sub-humanos e perigosos, acarretando com isso, uma serie de acidentes físicos e psicológicos, como também mortes.

Chaplin faz uma critica ao modo como os trabalhadores eram tratados e explorados, em que homem era tido apenas como um agente de direção, de manobra de máquinas e equipamentos, porém o ponto crucial da sua critica para o nosso estudo é o distúrbio psicológico sofrido e as sequelas por se trabalhar em tais condições.

Temos que, além de trabalhos repetitivos e abusivos, pressão de seus superiores, metas a serem cumpridas, situações de deslizes e inseguranças, que diariamente causam distúrbios e problemas sérios de saúde as pessoas submetidas a estas rotinas, a higienização de um ambiente de trabalho é de fundamental importância também, pois influenciam as pessoas de maneira positiva ou negativa. Em um ambiente desorganizado pessoas passam a ter sensação de mal-estar, contribuindo para um quadro emocional perturbado. Com isso, pode-se afetar tanto relacionamentos interpessoais como prejudicar a produção individual e a da empresa. O profissional de Segurança no trabalho vai identificar tais problemas a fim de sana-los, através de uma organização do ambiente bem como das tarefas realizadas pelos trabalhadores. Como exemplo pausas para exercícios relaxantes ou descanso, reestruturação do local de trabalho, organizando objetos que possam ser obstáculos e causarem acidentes, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com