TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Filme Tempos Modernos

Por:   •  10/10/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  21.177 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin (1936)

Os Tempos Modernos de Charles Chaplin; 76 anos de um clássico do cinema.

O filme ´´ tempos modernos`` se passa no inicio do século XX,na época da revolução industrial,quando se começou a aplicar os princípios da administração do fordismo.

A obra faz uma critica ao modernismo e ao capitalismo representado através da industrialização, os operários trabalham como se fossem maquinas, em uma rotina baseada na incansável linha de montagem de uma indústria.

O enredo do filme gira em torno de Carlito interpretado por Charles Chaplin, ele é um trabalhador de uma fábrica de automóveis, sua função era de aperta parafusos.

Nas primeiras cenas é apresentada uma maquina alimentadora, que os operários enquanto trabalham faz suas refeições sem parar de produzir,pois a finalidade era de aumentar sua produtividade,sem preocupação nenhuma com as limitações físicas dos operários.

Em um determinado momento Carlito fica tão alucinado e exausto, com o trabalho realizado que começa aplicar óleo não só nas maquinas, mais também nele e em seus colegas de trabalho. Com isso é internado em um sanatório.

Ao sair do sanatório, depara se com a crise de 29, na qual grande parcela da população estava desempregada, por conta da falência de varias indústrias, o pai passava por uma grande miséria. Logo na saída ele é confundido com um revolucionário, e é preso.

Logo após de sair da prisão, ele tenta arrumar um emprego, em um dos vários empregos que ele arrumou, um homem pediu que ele pega se um calso ,ele pega um idêntico, só que esse sustentava um barco,então ele causou uma grande tragédia com a perca do barco. Com isso percebe se que os trabalhadores daquela época não sabiam utilizar o raciocínio lógico, só sabia realizar parte de um todo de uma atividade.

No final do filme a sua viagem para o horizonte junto à sua amiga,que encontrou em uma confusão na rua após sair da prisão, pode ser interpretada como a morte social dos personagens. Tentar escapar da sociedade burguesa; simbolizada pela caminhada na estrada vazia sem nada a frente.

Tempos Modernos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração do ser humano, diante da industrialização. Na administração fordista, a organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesmo. O Filme nos faz refletir e discutir todo conceito que a teoria fordista trouxe, nos auxiliando a compreender todo o contexto e realidade da época.

Charles Chaplin consegue transmitir com esse clássico uma idéia clara de como o mundo capitalista e industrial nos escravizou e escraviza até os dias de hoje, nos mecanizando a exercer sempre nossas mesmas funções e viver em uma correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com