TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tenometro E Escala

Trabalho Escolar: Tenometro E Escala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  1.226 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Termômetros são objetos utilizados para medir temperaturas. Existem termômetros das mais diferentes formas, sendo cada um designado preferencialmente para uma situação especifica.

Os termômetros mais comuns são baseados na dilatação do mercúrio, sendo esta, a forma de visualização da temperatura medida. A construção de um termômetro se baseia grandeza termométrica, ou seja, na variação regular de alguma grandeza (característica) física com a temperatura.

Determinadas características dos objetos variam de acordo com a variação de temperatura, assim como o comprimento de uma barra de metal, volume de um liquido ou a pressão de um gás, justificando então a diversidade de “modelos” de termômetros utilizados.

Quando se fala em escala de temperatura, refere-se a três principais, sendo elas: Celsius, Fahrenheit e a Kelvin, sendo cada uma delas, usada de forma singular.

Construção E Graduação De Termômetros

A construção de um termômetro depende da variação de propriedades de um gás, liquido ou sólido, além da escolha relacionada a temperatura de referência e o intervalo entre elas. No caso dos sólidos e líquidos, as variações de volume são pequenas.

Os termômetros de mercúrio são constituídos de um frasco de vidro, chamado de bulbo, conectado a uma haste também de vidro com um diâmetro interno pequeno (capilar). O tamanho do capilar permite a leitura da temperatura, já que possibilita a visualização do volume atingido no capilar.

Um termômetro que entra em contato com a agua em ebulição apresenta dilatação do mercúrio, resultando no aumento do preenchimento do capilar. Já quando colocado em contato com o gelo, o mercúrio se contrai, gerando um menor preenchimento no capilar. Em ambos os casos, o volume do capilar é mantido enquanto estiver em contato com a substancia (gelo ou agua em ebulição).

A temperatura de ebulição (100) e de fusão (0) (gelo) são utilizadas na escala Celcius como pontos fixos. A escala Celsius é utilizada na maioria dos termômetros utilizados atualmente, sendo eles de álcool, metal ou de gás.

GREF, 2007: a esses pontos foram associados os valores das temperaturas de referência 100 e 0 respectivamente, dividindo-se o intervalo em cem partes iguais e valendo cada parte a 1ºC.

Para altas temperaturas, o termômetro mais indicado é o pirômetro óptico, pois não precisa ter contato físico com o objeto que será medido, excluindo o risco de derretimento do termômetro. Já para temperaturas baixas, pode ser feita a utilização de termômetros a gás.

Tipos de termômetros

Existem três classificações de termômetros, sendo elas:

• Preenchidos com liquido;

• Preenchidos com vapor;

• Preenchidos com gás.

Termômetro liquido:

TURNS (2013), explica que o termômetro de liquido funciona com base no mesmo princípio que o liquido no termômetro de vidro, mas é usado para acionar um tubo de Bourdon. O dispositivo possui linearidade e precisão adequadas e pode ser usado até 55ºC.

Termopares

É constituído por dois metais distintos, que unidos formam um circuito fechado gerando uma força eletro-motriz (FEM). Conectado à um instrumento de leitura, consegue ler a temperatura do processo destes Termopares. Diferentes tipos de termopares possuem diferentes tipos de Curva FEM x Temperatura. O termômetro em questão funciona então com a energia gerada através da junção de dois metais.

Em suma, são sensores de temperatura simples e de baixo custo, utilizados em diversos processos de medição de temperatura.

Termômetro de gás ou de volume constante

Nesse tipo de termômetro, a temperatura é medida através da variação do volume e da pressão de um gás. É formado por um bulbo conectado a tubo capilar manômetro. O bulbo é preenchido por um gás, cuja pressão é obtida através da medição da diferença de nível nos dois lados do manômetro.

A medição da temperatura se dá através da pressão entre o tubo capilar e um frasco exposto a temperatura a ser medida. A diferença na temperatura entre o tubo capilar, o elemento medidor e o tubo de ligação, o seu volume deve ser maior, de modo que os erros introduzidos pelo elemento medidor de temperatura e da pressão capilar são insignificantes. O bulbo deve ser de pelo menos 40 vezes o volume do restante do sistema.

Por isso, e devido ao atraso na transmissão de mudanças de pressão no tubo capilar, este comprimento é limitado a um máximo de 123 m, e de preferência menos. Esses termômetros devido a sua precisão, são muitas vezes utilizados para calibrar outros termômetros.

Escalas

Escala de Fahrenheit é muito usada em países de língua inglesa, principalmente Estados Unidos e Inglaterra

Escala de Kelvin: a escala de kelvin é bastante utilizada na eletrônica, indicando a temperatura de um ruído. Utiliza-se também a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com