TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escala E Aprendizagem

Ensaios: Escala E Aprendizagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2013  •  1.730 Palavras (7 Páginas)  •  715 Visualizações

Página 1 de 7

Escala e Aprendizagem

Para alguns tipos de projeto, a escala é um direcionador importante. No entanto, é uma questão relevante para a empresa determinara capacidade de produção a ser instalada. Por isso uma fábrica com grande capacidade se houver economia de escala cresce a demanda para o produto aumentar a uma taxa elevada, pode representar um potencial de bons lucros. Se a demanda crescer a uma taxa modesta pode representar um desastre para a empresa. Também, poderá ser implantado pela empresa uma fabrica menor, prevendo uma ampliação para a hipótese de a demanda crescer a taxas elevadas. Sendo que se isso ocorrer irá reduzir o potencial de lucros, pois a concorrência pode entrar, e a própria empresa irá ter custos maiores com a ampliação como se tivesse criado uma fabrica grande.

O tamanho da fábrica é a capacidade de produção do ponto de vista do técnico, a capacidade de produção que define o tamanho do processo é a máxima produção que pode ser obtida com determinado processo durante dado intervalo de tempo. Portanto, o técnico separa o conceito de capacidade nominal do conceito de capacidade efetiva. Do ponto de vista econômico, a capacidade de produção que define o tamanho do processo é o nivél de produção de custo mínimo pode ser considerado sob o critério de custos de produção de curto ou longo prazo. O ponto de vista econômico leva em conta o custo de oportunidades dos fatores.

Consequência disso, os elementos explícitos e implícitos fazem parte dos custos de produção do ponto de vista econômico, sendo que os explícitos são aqueles que aparecem na contabilidade de custos, como: depreciações , custo da mão-de-obra, seguros, custo de energia etc. Os implícitos correspondem a elementos como: custo do trabalho e ou de outros recursos de posse própria, retorno normal sobre investimento etc. Existem critérios de mais fácil compreensão, além dos já apontados, para medir o tamanho, tais como: numero de empregados totais ou numero de operários ligados a produção; volume de faturamento; numero de fusos (para o caso do setor têxtil); total do capital empregado ou valor do patrimônio liquido; volume da matéria prima consumida ou volume do produto final; valor total adicionado pela empresa. De acordo com a informação no curto prazo a fabrica apresenta; custos fixos que são os custos que não variam em função do volume de produção e os custos variáveis que são os custos que dependem do volume de produção, os custos totais é a soma dos custos fixos com os custos variáveis para cada volume de produção. O custo total médio de curto prazo é obtido através da divisão do custo total pelo volume da produção, no longo prazo, todos os custos são variáveis, caso sejam instaladas fabricas de diferentes tamanho.

As economias de escala podem aparecer em virtude de diversos fatores.

A explicação mais comum é que a escala decorre da diluição do custo fixo, o que ocorre porque o custo fixo cresce em proporção menor do que o volume de produção com o aumento do tamanho das planatas. Empresas de grande porte podem apresentar também menor custo financeiro, associado ao acesso mais fácil ao mercado de capitais (subscrição de ações, crédito bancário e outros).

Do ponto de vista técnico, as economias podem ocorrer pelo o uso de tecnologia mais efetiva. Pode ser também que o aumento na potência e/ ou na capacidades não seja proporcional ao de fazer os equipamentos maiores (por exemplo, pode ser mais barato fazer um motor de 2.000 H.P do que um motor de 1.000 H.P). isto pode ocorrer também em equipamentos cilíndricos ou esféricos, em que a produção é proporcional ao volume e o custo do equipamento é proporcional à área do mesmo. É com base nesta consideração que os engenheiros elaboram uma regra aproximada para estimar os aumentos do custo dos equipamentos com os aumentos de capacidade:

C2 = C1

Onde C1 e C2 são os custos dos investimentos no equipamento, X1 e X2 são as capacidades do mesmo equipamento em tamanho diferentes (X1 > X2). Como

Exemplo, considere um tanque esférico para armazenar combustível, com capacidade para armazenar 10m³ e 20m³ respectivamente. Supondo que o custo do tanque de 10m³ seja $ 10.000, o custo de um tanque de 20m³ seria $ 20.000, se não ocorressem ganhos de escala, porém, dado este efeito no caso, podemos obter a estimativa do tanque maior como sendo:

C2= 10.000 (20/10) = 10.000 (2) = 10.000 1,5157: 15.157, como se observa, o custo do investimento aumentou 1,5 vez e a capacidade dobrou. O coeficiente 0,6 reflete a relação área-volume, que é de 2 para 3 neste caso,esta formula é conhecida como ‘’regra do 0,6 ou regra dos engenheiros’’.

Curva de aprendizagem (antecedentes)

Escala e aprendizagem são direcionadores de um projeto, apresentando características comuns. Quanto maior a escala de um projeto, maior a quantidade produzida acumulada e quanto maior a quantidade produzida maior o efeito de aprendizagem. Uma das primeiras observações quantificadas do efeito aprendizagem foi feita pelo comandante da base aérea da Wrigth-Patterson, nos EUA, em 1925 esta relação entre o custo de mão-de-obra direta e o numero acumulado de aviões montadas ficou conhecida como curva de aprendizagem. O BCG mudou o nome para a curva de experiência de modo que este nome ou curva de aprendizagem hoje são sinônimos. A figura 5.6 permite visualizar uma curva de aprendizagem de 85%

Uma curva de aprendizagem de 85% implica que, cada vez que a produção dobra, o custo de produção cai para 85% do valor a anterior. A formula para refazer o calculo com a curva de experiência é a seguinte:

Cq= Cn (q/n)-b

Onde:

Q= produção acumulada até a data.

N= produção acumulada até a data anterior

Cq= o custo da unidade q em valor constante.

Cn= o custo da unidade n em valor constante.

B= uma constante que depende da taxa de aprendizagem.

Por exemplo, no caso as curva de 85% o coeficiente b= 0,235. Para calcular este coeficiente basta impor a condição de aprendizado na equação. No caso de aprendizado de 85%, tem-se:

85/100 = (2000/1000)-b

100/85 = (2)-b

Ln 0,85

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com