TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teologia

Pesquisas Acadêmicas: Teologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  3.093 Visualizações

Página 1 de 5

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

1. Explique o significado de “coar o mosquito” de acordo com o contexto

Histórico ou panorama bíblico. (Panorama Bíblico).

Trata-se de uma figura de linguagem utilizada para descrever aquelas pessoas que se apegam às questões pequenas, mas deixam passar as grandes. Foi usada por Jesus Cristo, para indicar que alguns às vezes ficam se preocupando com coisas mínimas, enquanto aquilo que realmente deve ser evitado continua sendo aceito e praticado.

2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do Eterno no

Pentateuco. (Pentateuco).

Ao estudar o Pentateuco percebi que, no livro de Gênesis DEUS revela sua soberania na Criação e na Eleição. Êxodo seu poder na Redenção é na Libertação. Levitico sua Santidade na Separação e na Santificação. Números sua Bondade e Severidade em Cuidar e Julgar o seu povo. Deuteronômio sua Fidelidade e na Disciplina e no Destino; Mas e no livro de Êxodo que contem as maiores Revelações do Caráter do Eterno, Como nos seus Atributos (VERAS, MISERICODIOSO, FIEL, SANTO, ONIPOTENTE...). Creio eu que uma das maiores Revelações do Eterno estar no livro de Êxodo no Cp.3 e V.14.

3. Qual, a seu modo de ver, deveria ser a melhor maneira de fazer um apelo

final num sermão.(Homilética).

Deve ser breve e objetivo; honesto nos propósitos e meios; simples e claro.

4. De que maneira se diz que a Igreja é a Instituição sobre a terra a qual Jesus

mais ama? Efésios 5:25 até 27. Comente com suas palavras.( História da

Igreja). Da mesma maneira como Paulo comparou a Igreja a uma mulher em sua submissão ao marido e vice-versa. Para que se santificasse, fosse perfeita, Gloriosa. Não há dúvida sobre o grande amor de Jesus por sua Igreja. Foi por ela que Jesus deu sua vida, morrendo na Cruz e Ressuscitando. Daí a necessidade como Instituição (Igreja) formar discipulados.

5. Em Is 53:2 diz: "... não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para

ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos". Explique este texto

sobre a “beleza” do Messias nesta passagem. (Profetas Maiores.)

O Messias não teria grandeza terrestre e nem atrativos físicos.

6. Qual é o sentido correto da palavra “soter” – Qual é seu significado?(Soteriologia)

Soteriologia (Do gr. = ciência da salvação). Em teologia usa a palavra Soteriologia para definir tudo o que se relaciona com “salvação”. Soter é uma palavra grega que significa: Salvação, Libertação e Preservação.

7. Como os antigos gregos supunham que a vida havia surgido? Cite

exemplos. (Geografia Biblíca).

Ponto de vista dos antigos gregos sobre a origem da vida: O início da criação era o Caos, e este gerou Érebo e Nyx . Estes fizeram nascer Éter e Hémera . Depois Gaia tornou-se a base em que todas as vidas têm a sua origem. Úrano casou-se com Gaia . Todas as criaturas provêm desta união do céu e da terra (titãs, deuses, homens). Sobre a origem do homen: Os gregos se supunham autóctones, isto é, originários da própria Grécia. Ignorando a história de suas verdadeiras origens, afirmavam eles que o primeiro homem havia sido formado com argila pelo gigante Prometeu, que animou sua criatura com o fogo roubado a Zeus. Indignado, este acorrentou Prometeu no alto do Cáucaso, onde um abutre lhe deveria dilacerar constantemente o flanco. Depois, tentou Zeus aniquilar a obra de Prometeu, destruindo o gênero humano por meio de um dilúvio. Mas Deucalião, filho de Prometeu, conseguiu salvar-se da inundação servindo-se de um barco. Quando as águas baixaram, Deucalião povoou a terra atirando pedras por cima de seu próprio ombro. De cada uma destas pedras nascia um homem. Um destes homens foi Hélen, que teve dois filhos, Doros e Eólos, e dois netos, Íon e Aqueons. Destes descendem os quatro grandes grupos de gregos: dórios, eólios, jônios, e aqueus.

8. Os Evangelhos muitas vezes apresentam diferenças entre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com